terça-feira, 10 de novembro de 2009

Fui levar castanhas à feira...

O Outono já chegou
Celebremos o S. Martinho!
O ouriço já secou,
Nas castanhas eu alinho!

Paredes de Coura está em brasas, as castanhas repousam as barrigas no quentinho de uma caruma, o concelho é varrido por um delicioso cheirinho a castanha assada, aqui ou ali é o aroma da erva-doce quem dita lei, cozem-se as castanhas que sempre ficarão mais “molinhas”, os dentes já não ajudam e também…” o nosso Manel, inda num foi este ano que montou a lareira prometida”

O Jarro está na mesa, uns dois litrotes de tintol das leiras do quinteiro, antes pra mais que pra menos que as castanhas, porque secam as goelas, querem-se sempre bem regadinhas..... a noitada adivinha-se longa e a digestão difícil.

Arrastem um banquinho aqui pró pé da lareira, peguem duas castanhas ou três, soprem “por môr de num se aqueimarem” peguem numa “malguinha” e sejam muito bem-vindos ao magusto aqui do blog (escusam de pedir água-pé, que disso num tenho)…

A simplicidade em forma de nome, chamam-lhe castanha porque é a cor da sua pele quando adulta… poderia chamar-se branca ou preta sem racismo ou preconceito, poderia até ser cinzenta, tão cinzenta como hoje o será, a feira onde outrora as gentes de Coura, cestinhos à cabeça, quinzenalmente a vendiam para, com o dinheiro feito, comprar uns trapitos e uns tamanquinhos pró filho mais velho, oito anos de ranho e acabadinho de entrar na escolinha da aldeia.

As conversas são como as castanhas, os tremoços ou as cerejas, todo o mal é começar, e eu com duas malguinhas a mais, sinto-me capaz de ter ideias pra mudar a minha casinha e um pedaço do mundo.

Estacionado algures entre a nona e a décima malga, dou por mim a pensar o que fazer com a nossa feira quinzenal, de que cores a renovar, o que será preciso para eu lá poder voltar a vender castanhas, como arranjar compradores, como arranjar mais quem venda para que quem quer (precisa) comprar, possa sair da feira com as suas necessidades satisfeitas ….

Pensei tanto e tanto, que já não sabia bem de onde vinha aquele cheirinho a queimado e aquele calorzinho; Seria o cérebro a arder? Seria da castanha metida na boca sem soprar? Entornada meia malga na camisa Domingueira….eis que se fez luz na minha ébria mente…

Duas possibilidades para a nossa feira vieram ter comigo:

- Acabar com ela, pura e simplesmente, sem hesitações ou amarras tradicionalistas, evitando vergonhas e tentando, desta forma, potenciar o comércio de loja forçando o distribuir entre si das parcas compras das poucas pessoas existentes.

- Mudar a nossa feira para o Domingo, mantendo o seu carácter quinzenal, realizando-a aos segundos e quartos Domingos de cada mês, aproveitando assim a periodicidade mensal da feira dos Santos-Cerdal bem coma a sua proximidade. Tentando com esta mudança tirar partido da apetência do galego rural por feiras e mercados, da maior disponibilidade de tempo nesse dia da semana, do recente fenómeno do passeio-de-compras ao Domingo, da dificuldade (manifesta) dos feirantes em encontrar outra “grande feira” onde possam vender nos três domingos sobrantes aos Santos e, não menos importante….a fuga oportuna ao domínio esmagador, asfixiante, da nova menina dos olhos dos feirantes e dos compradores, a, agora, sábado sim, sábado também, feira de Vila Nova de Cerveira.

….Claro que seria necessário bastante investimento publicitário, muitos jogos de sedução e algum esforço financeiro.

Comam mais uma castanhita, bebam mais uma malguita…. Continuem a dar dois deditos de paleio, e se virem que tal, ignorem o que me leram depois da quinta malga…

Desabafei até ao fim sem vomitar? Foi milagre de S. Martinho….que o vinho esse foi bastante, posso assegurar-vos.


Bom magusto para todos…

281 comentários:

  1. As feiras como antigamente nao voltam mais..disso tenho a certeza!!!!
    Motivos sao vários....outras feiras,outros mercados,pouca gente,e a grande concorrência nos produtos comprados nas feiras e nas grandes superficies.....mas mais motivos haverá!!!!!
    Mudar a feira de sábado para Domingo ???Nada como experimentar e depois logo se via.....
    Mas acabar com ela???nao estou de acordo!!!é deixá-la ir até onde for possivel e depois pode ser que acabe ...como todas as coisas!!!!!!
    e tb vou comer umas castanhinhas e beber uns copinhos de tinto verde que isto de andar sempre a comer do mesmo já chega..............

    ResponderExcluir
  2. O problema é que para chamar o galego rural que gosta de feiras, como o desabafador apelida os galegos que fizeram de valença (por exemplo) uma cidade e que lhe deram o nível de desenvolvimento que tem hoje, é preciso dar-lhe condições. O galego rural não vai querer ir a uma feira de pequena dimensão para a qual nem sequer há acessos decentes. Para fazer renascer a feira haveria muito a fazer. Mudá-la para um domingo poderá ser o primeiro passo, mas será certamente em vão se não coincidir com a sua divulgação e com o aumento da sua dimensão. Conjugá-la com outros eventos de interesse cultural, como costuma acontecer de vez em quando aos domingos em paredes de coura, poderia dar uma ajudinha.

    Mas em última estância concordo com o lobo. É deixar a feira andar, sendo feira para as nossas gentes. Mas desabafador, não se engane, a feira não passa pela solução para os problemas de coura. Relembro que valença além das suas duas feiras tem permanentemente um comércio bastante forte e isso é determinante na procura.

    ResponderExcluir
  3. Ó Rapunzel mas Valenca do Minho tem esse comércio forte à muitos anos...e eu lembro-me bem de antigamente Valenca ser uma pequena vilinha!!!!era só entre muralhas....mas claro os espanhois sempre vieram fazer compras a Valenca!!!deram um movimento aquilo que numca Coura poderia ter tido!!!!!!
    Mas tb concordo consigo quando diz que a feira nao é solucao para Paredes de Coura!!!!!
    Na minha opiniao a feira comecou a ir abaixo quando comecaram as proibicoes de vender gado....depois foram as pribicoes de vender alguns produtos da terra!!!deixaram as mulheres de vender ovos,galinhas e frutos....e tudo isso enfraqueceu a feira.....
    Se um dia levantarem essas proibicoes penso que poderá melhorar um bocadinho!!!!!!
    Mas as feiras estao em vias de extincao....como eu!!!!!!!Vao acabar um dia....................

    ResponderExcluir
  4. As feiras continuam a ser uma forte componente social e cultural, principalmente para as pessoas mais velhas, que por vários motivos se vêem impedidas de descer à vila. Esperam pela feira, não só pelas compras em si, mas porque esta constitui para muitos o ponto de encontro com as pessoas conhecidas, onde podem encontrar sempre mais que uma mão estendida, mais do que um sorriso, mais do que a alegria do encontro, podem rever velhos conhecidos e velhas tradições.

    ResponderExcluir
  5. capuchinho nao percebi!!!!!!
    se se vêem impedidas de descer à vila...nao vêm à feira!!!!! se nao vêm nao podem encontrar pessoas conhecidas!!!!
    hohihihhihihihihi
    ou sou eu que estou a ficar velho??????

    ResponderExcluir
  6. Lobo, eu passo a explicar melhor o que queria dizer: as pessoas de mais idade aproveitam o dia de feira porque podem encontrar-se nesse espaço com as gentes da sua geração, dar uma prosita e até beber um chazito ou um copito. São pessoas que ainda estão habituadas a fazer as suas compras em mercearias, que não tem a mobilidade (transportes) para andarem de freguesia em freguesia a fazerem visitas de cortesia. É na feira que se encontram, por isso quero dizer que esta constitui um espaço e um momento para muita da nossa gente se encontrar.
    Se repararem os táxis não param nos dias de feira. As pessoas de mais idade encaram-na como uma forma de espairecimento, tal como os mais jovens se encontram em determinado bar, porque sabem que ali encontrarão os fazem parte dos seus grupos de amizades, que partilham interesses comuns e onde podem desanuviar um pouco.

    ResponderExcluir
  7. E acrescento eu ......onde se fazem alguns negócios...como antigamente...só que hoje já nao trazem a vaquinha à vila!!!!!!!
    Penso que as taxas que os feirantes pagam tb nao sao de relevancia para os cofres da Câmara!!!!Acabem lá com essas taxas de ocupacao.....

    ResponderExcluir
  8. Os feirantes têm uma vida ingrata e deviam ter mais apoio do Municipio. Há tradições que são bonitas e que estão extremamente enraizadas na nossa cultura. Já não são só os "velhos" que gostam de ir á feira, já por lá se vêm muitos jovens. E podem até alguns discordar, mas quando é dia de feira pelo menos vê-se gente na Vila,

    ResponderExcluir
  9. E pq nao comecar a fazer uma feira de velharias como já se vê por muitas terrinhas!!!!!!!
    Sei que nao temos essa cultura de andar-mos a vender o que nos sobra nas feiras...mas em muitos países da Europa é habitual verem-se essas feiras de velharias....
    mas como nós somos um povo de envergonhados ,e temos vergonha de vender o que já nao nos faz falta!!!!!!!

    ResponderExcluir
  10. Estámos mais chiques, vender pareceria mal, aos olhos de alguns!!! Por isso, doámos, assim somos chiques e nobres!!!!

    ResponderExcluir
  11. Doámos?????eu acho é deitamos fora!!!!!!exactamente por termos vergonha de vender o que já nao nos é útil!!!!!
    mas basta dar uma voltinha por exemplo pelo EBAY e vimos a camada de lixo que alguns tentam vender????mas é que acabam mesmo por vender!!!!!!

    ResponderExcluir
  12. E capuchinho nao achas melhor dar a vez aos "outros" comentadores a oportunidade de comentar?????

    ResponderExcluir
  13. As feiras serão sempre uma pechincha, principalmente com ciganos. Assim as meninas chiques sempre poderão ostentar uma mala Gucci, os meninos pólos e sweats da Timberland e da Guess, na mais poderosa e quase perfeita contrafacção!!! Sim, porque os que não conhecem, não por ela e os que conhecem, fazem de conta, porque não é de bom tom fazer um reparo desses!!!

    ResponderExcluir
  14. Para isso temos que começar a falar mal de alguém!!!!!

    ResponderExcluir
  15. Olha que muitas vezes nas lojas de marca tb és bem enganadinha!!!!!!!!!
    E acho que nao tem nenhum mal andar vestido com roupa da feira!!!!!!
    Mas a ASAE tem andado bastante activa........

    ResponderExcluir
  16. Por isso, muitos bolinhos para todos, porque ainda tenho uma floresta grande para atravessar. Contem carneirinhos, que eu vou contar "lobinhos"!!!

    ResponderExcluir
  17. Lobo, com marca ou sem marca, o que conta é a presença de cada um. Porque gente educada e de bem será sempre elegante em qualquer lado. E bem-vinda!

    ResponderExcluir
  18. O melhor é voltar aos velhos tempos!!!!!
    Trazer os animais às feiras(cavalos,vacas,galinhas ,coelhos e cabras),trazer os produtos que ainda alguns lavradores conseguem produzir....poder vender os chouricos e os salpicoes das nossas aldeias e aí acredito que comece a ganhar novo folêgo a feira !!!!

    ResponderExcluir
  19. e eu vou contar capuchinhos azuis!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  20. Eu pelo menos nunca avalio nada, nem ninguém pelo pacote. Há pacotes tão bonitos e atractivos e depois o que lá está dentro... nem é bom pensar! E é na simplicidade que está a verdadeira beleza das coisas e das pessoas.

    ResponderExcluir
  21. Boa noite. principalmente para o meu Lobo preferido!
    (Agora é que sim!!! Vais ver como amanhã eles aparecem com uma cruz para cada um!!!)

    ResponderExcluir
  22. truz truz, dão-me licença?
    Pois então vou entrando, que cheirinho bom este das castanhas assadas, compadre. Posso chegar-me à lareira? Ah, um copito desses aceito, então, homessa, ainda por cima verdinho cá da nossa terra. De que falam vxas? Ah, da feira de paredes. Já foi uma rica feira sabiam, pois claro que sabem, noutros tempos, com gado e produtos da terra à mistura. Coisa boa e grande festa que era. Eu vinha sempre mais a minha falecida, comia umas tripas na "tia Tina" ali no largo Hintz Ribeiro (que difícil de escrever, até tive que pedir ajuda) e lá ia até à feira do gado, oh manel que rica rês, oh tone então que tal as batatas este ano, boas bem sei, viva a fartura, tia cinda dê-me aí duas padecas,oh santinha a quanto vende o feijão verde? A mulher não tá boa..ai que saudades, outros tempos, outra gente. A feira ao domingo, sim, é provável que fosse melhor, mas não se esqueçam que as nossas estradas continuam na mesma como a lesma e, hoje em dia, já se sabe ninguém quer estragar os carros novos, há que ter estrada boa até à porta de casa, ou até à feira, neste caso..pois é, ainda há muito a fazer nesta freguesia. Olhe, mais um copito não ia mal..obrigadinho, então e bô noite..o lobinho é seu? Não morde, não? Então vou indo e faço companhia a esta linda menina, capuchinho não é? Venha então que a acompanho que sou cavalheiro à moda antiga.
    Posso voltar? Então está combinado..

    ResponderExcluir
  23. Nao,o Lobinho nao morde.....e claro que pode voltar sempre....
    E com um texto assim é concerteza bem vindo!!!!!
    Assim se sabe comentar!! com o seu quê de ironia!! sem insultos e a dizer o que tem dizer!!!
    É com certeza cavalheiro para acompanhar a capuchinho..............

    ResponderExcluir
  24. ...Sinto-me cheio, boas castanhas, melhor vinho e conversas de encantar. Saibam continuar assim...

    ResponderExcluir
  25. Gostei muito do comentário do Anónimo das 12:15. Da minha parte seja bem-vindo, já cá precisávamos de bons desabafos. E como se mostra ser um cavalheiro à moda antiga, terei todo o prazer em que me acompanhe.

    ResponderExcluir
  26. Era mesmo isso a que eu me referia, a Feira era para alguns e ainda continua a ser um ponto de encontro. A minha avózinha não perde uma feira, apesar de dizer que já não é como antigamente. Mas sempre que a posso acompanhar faço-o (não vá aparecer um lobo matreiro!!! risos) e costumo dizer-lhe, com carinho e em jeito de brincadeira: ó Avó pareces um autocarro! Sim, porque pára em todo lado, ora para falar com este, ora para falar com aquela, sobre os temas do costume: as mazelas, a velhice, os filhinhos, os netinhos e bisnetinhos, como vai a vidinha, etc... E é engraçado que nesse dia todas as mazelas desaparecem e ganha um ânimo diferente.
    São giras as feiras, mas a nossa realmente precisava de um ânimo novo!

    ResponderExcluir
  27. ainda agora aqui cheguei e vou já, se me permitem, mandar uma acha para a fogueira, pois tambem me apatece comer uma mão de castanhas, embora não vos acompanhe no verde. ó da casa, não há por aí uma garrafita de maduro do bom?
    assim está melhor. então se me dão licensa cá vai, a feira de paredes como é natural veio a perder qualidades e "publico" ao longo dos tempos mas com a mudança para os largos da vila parece que até revitalizou um pouco, isto foi-me dito por um feirante. parece que o grande problema que se põe é que o "público" assumiu que a feira é só de manha.

    ResponderExcluir
  28. Verdade,verdadinha é que os feirantes tb estao em vias de extincao.....quem hoje quer ser feirante??quem quer andar todos os dias com as trouxas às costas por essas vilas fora???sem fins de semana...por a pé de madrugada para estar cedinho nos locais, etc.etc.
    Mais uns anos e acho que vao mesmo acabar as feiras!!!!Ou entao vao comecar a ser só fixas em determinados locais com barracas fixas para nao ter que andar a montar e desmontar......
    mas é só a minha opiniao...............

    ResponderExcluir
  29. A mudança da feira para o domingo e o aproveitar da multidão que frequenta a feira de Cerdal, parece-me uma ideia capaz de restituir parte do brilho perdido à nossa feira e capaz de poder trazer até nós alguns espanhois junto com o seu elevado poder de compra.
    Uma boa publicidade nas rádios locais deste e do outro lado da fronteira, um ou dois outdoors apelativos na proximidade da feira dos Santos acrescentando-lhe a distribuição de folhetos de divulgação em forma de convite e era bem capaz de resultar.
    Ao contrário do Desabafador, nunca colocaria a hipótese de acabar com a feira.
    Mas cada burro tem a sua ideia

    ResponderExcluir
  30. Ó Paulinho das Feiras, o comentário não precisava de ter acabado assim... Mas concordo com mais divulgação e apoio aos feirantes.
    Eu por cá estou com uma barrigada de castanhas que mal me levanto! E o Capuchinho anda um bocadito triste e desanimado!

    ResponderExcluir
  31. Não era minha intenção ofender ninguem, desculpem se não me soube exprimir convenientemente

    ResponderExcluir
  32. Passou! Mas acho boa a sua estratégia. Quem sabe, uma boa proposta para levar a uma Assembleia Municipal.

    ResponderExcluir
  33. Ó capauchinho,andas triste??desanimado(A)??Pq??
    Deixa lá isso,tristezas nao pagam dividas!!!!!
    Engracado que tens usado ultimamente muitas vezes o masculino quanto te referes a ti próprio(a)????..............

    ResponderExcluir
  34. É só para confundir. Não vês que já querem saber quem sou! Ando triste porque cada vez as pessoas me desiludem mais. Estamos numa terra onde é difícil praticar o bem!!!

    ResponderExcluir
  35. Numa terra onde tudo e todos se confundem!!! O Capuchinho tem o seu quê de idealista. Aí está o mal, talvez...

    ResponderExcluir
  36. Mas é de idealistas que nós precisámos. Força e não se deixe abater!

    ResponderExcluir
  37. Sem dúvida...precisamos de idealistas......e bons como tu.........

    ResponderExcluir
  38. Obrigada. Mas como hoje não sou boa companhia, nem sequer para conversar ou trocar ideias, vou desabafar com a minha almofada. Como sempre cumprimentos para todos, em especial, ao meu querido Lobo- companheiro nestas andanças!

    ResponderExcluir
  39. Da minha parte agradeço e faço votos de que amanhã volte com novo ânimo. Gosto das suas intervenções, sempre cordiais e correctas.

    ResponderExcluir
  40. Deve ser das castanhas e do muito vinho,tb eu nao me sinto lá muito bem......
    inté ver............

    ResponderExcluir
  41. Depois do meu treino semanal à Quarta-Feira que termina pelas 22h30, ainda tentei encontrar em Coura um lugar para saborear umas castanhas e matar a sede nem que fosse com uma água pé.. mas azar dos azares, os nossos comerciantes como estava chuva e frio, aproveitaram para se deitarem um pouquito mais cedo. Os que ainda resistiram, nem das castanhas se tinham lembrado... "era dia 11 dia de S.Martinho", compreendo que habitualmente festejamos o Magusto noutro dia,,mas dia de S.Martinho é sempre dia de S.Martinho.!!!! isto vem a proposito de feiras e tradições..
    ha !!!! e já me esquecia... as mulheres tem um poder indomavel... e os homens apaixonados, parecem lobos com pele de cordeiros.. mas o que lá está lá continua...isto também a proposito, da doçura dos comentários,,, Lobo vs Capuchinho Azul,, mas cuidado capuchinho, que se poder o Lobo morde morde....

    amanhã.. pronuncio-me sobre a feira.. preparem-se!!!!

    ResponderExcluir
  42. cuidado com os comentários porque senão o senhor guarda desabafador prende-vos a todos.

    ResponderExcluir
  43. Sr. Venâncio não me diga que isso são ciuminhos!!!!

    ResponderExcluir
  44. ó Lobo não é que agora até estamos apaixonados!!!!
    Temos que contar a nossa história a este Senhor e a todos os outros que nos perseguem!!!!

    ResponderExcluir
  45. Contem! Contem! Tanto queríamos saber o que une estes dois falhados!!!

    ResponderExcluir
  46. Sim, alguma coisa deve haver e de certeza a história tem pormenores sórdidos!!! Somos todos ouvidos!

    ResponderExcluir
  47. Uns querem dar-nos uma carga de porrada; outros querem afogar-nos no rio; outros internar-nos num sanatório e outros há que até nos querem casar?! Então em que é que ficámos? Da minha parte sugiro ao Desabafador que faça um post sobre o Capuchinho...Azul e o Lobo! Acho que vai ser um sucesso para o Blog! Uma chuva de comentários!!!
    E eu só conto se o Lobo deixar!!!

    ResponderExcluir
  48. Então há história!!!!

    ResponderExcluir
  49. Mas quem quer saber da história desses dois?

    ResponderExcluir
  50. Queremos todos!!! Tu se não queres vai-te embora. Ò Melga!

    ResponderExcluir
  51. Uma paixão virtual!!! Tão lindo!!! Até estou emocionado!

    ResponderExcluir
  52. Conta Capuchinho! Conta!

    ResponderExcluir
  53. Mas o que é que tem de mal dois comentadores simpatizarem entre si, porque até partilham algumas ideias em comum? Que gente tão mal intencionada. Estou como o Capuchinho diz- devem ser ciúmes!!! E muitos!!!

    ResponderExcluir
  54. Já disse! Só conto se o Lobo deixar! Afinal ele também entra na história!

    ResponderExcluir
  55. Eu só deixo se tu quiseres!!!!!mas é melhor nao contar.....depois ficam todos a saber!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  56. Então preparem-se que eu vou contar:

    ResponderExcluir
  57. Quanto ao Venancinho!!!!!deixou de falar em mim no blog do Bastos para vir agora para este deitar faladura!!!!!!
    Ó venancinho ainda estou à espera da sua resposta à minha pergunta????ou pensa que já esqueci????ande lá...diga à gente onde ouviu eu falar mal das tais sras que diz!!!!!
    E como têm sido os Passeios nocturnos do Sr.presidente da vila????
    e os chouricos e Kg de arroz que o outro presidente dá para ganhar eleicoes???
    Vc nao passa é de um mentiroso reles que difama ,mas nao prova!!!!Mas já o conhecemos!!!
    basta falar de vc na Vila para perceber quem temos.......

    ResponderExcluir
  58. E ainda por cima anda agora a gabar o Dr°Pacheco e o Prof.Esteves no blog do Bastos.....
    Ó venancinho.....pode ter a certeza que esses nao lhe vao dar nemhum tacho de certeza.......

    ResponderExcluir
  59. "Era uma vez uma rapariga chamada Capuchinho... Azul, que vivia com a mãe perto de um grande bosque. Um dia a mãe mandou-a levar um cesto de fruta fresca e água mineral a casa da avó - não porque tal fosse trabalho de mulher, claro, mas porque se tratava de um acto generoso que contribuía para fomentar um sentimento de comunidade. Aliás, a avó da rapariga não estava doente, encontrando-se, pelo contrário, de perfeita saúde física e mental, inteiramente capaz de cuidar de si, como adulta madura que era.
    Vai daí, Capuchinho... Azul fez-se ao caminho pelo meio do bosque com o cesto enfiado no braço. Muitos achavam aquele bosque um lugar perigoso e de mau presságio, pelo que nunca lá punham os pés. Capuchinho ... Azul tinha, porém, tal confiança na sua sexualidade a desabrochar que não se deixava intimidar por tão óbvia imagem freudiana.
    No caminho para casa da avozinha, Capuchinho... Azul encontrou um Lobo, que lhe perguntou o que levava no cesto e a quem respondeu:
    - São uns alimentos saudáveis para a minha avó, que é evidentemente capaz de tomar conta de si própria, como adulta madura que é.
    - Sabes, minha querida, não é nada seguro para uma menina como tu andar sozinha pelo meio destes bosques! - retorquiu o Lobo.
    - Considero extremamente ofensiva a tua observação sexista - disse o Capuchinho... Azul - , mas vou ignorá-la tendo em conta a tua tradicional condição de pária da sociedade, cujo trauma te levou a criar uma mundividência própria, perfeitamente válida. E agora, se me dás licença, tenho de prosseguir o meu caminho.

    ResponderExcluir
  60. Capuchinho... Azul continuou a andar, sempre pelo carreiro principal.No entanto, o Lobo, cuja condição de excluído da sociedade o isentara da obediência escravizante ao raciocínio linear do tipo ocidental, conhecia um atalho para a casa da avozinha. Irrompeu pela casa dentro e comeu a senhora, procedimento inteiramente adequado a um carnívoro, como era o seu caso. A seguir. liberto das noções rígidas e tradicionalistas quanto ao que era masculino ou feminino, vestiu a camisa de dormir da avozinha e enfiou-se na sua cama.
    Capuchinho... Azul entrou na cabana e exclamou:
    - Avozinha, trouxe-lhe umas coisinhas para comer, sem gordura nem sal, em homenagem ao seu papel de matriarca sábia e criadora.
    Da cama, o Lobo respondeu, em voz sumida:
    - Chega-te cá, netinha, para eu te ver.
    Capuchinho... Azul acrescentou:
    - Ah, é verdade! Já me esquecia de que a avozinha é opticamente tão limitada como um morcego. Mas avozinha, que grandes olhos tem!
    - Já muito viram e muito perdoaram!
    - E que grande nariz tem (em termos relativos, claro, e, de qualquer modo, atraente, à sua maneira).
    - Já muito cheirou e muito perdoou, minha querida!
    - E que grandes dentes tem!
    Aí o Lobo disse:
    - Sinto-me muito feliz por ser quem sou. - E saltou para fora da cama, filando-a com as suas garras, pronto a devorá-la.
    Capuchinho... Azul gritou, não assustada com a aparente tendência do Lobo para o travestismo, mas horrorizada com a invasão do seu espaço pessoal.
    Os seus gritos foram ouvidos por um lenhador (ou técnico de combustível lenhoso, como preferia que lhe chamassem) que passava ali perto. Quando irrompeu pela cabana, logo se apercebeu da confusão e tentou intervir. Mal ergueu no ar o seu machado, Capuchinho... Azul e o Lobo pararam de brigar.
    - Que pensa o cavalheiro que está a fazer? - perguntou o Capuchinho... Azul. O lenhador arregalou os olhos de espanto e fez menção de responder, mas nem uma palavra lhe ocorreu. - Entrar aqui como um Homem de Neanderthal , deixando que a sua arma pense por si !- exclamou ela. - Machista! Especista ! Como se atreve a presumir que mulheres e lobos sejam incapazes de resolver os seus problemas sem a ajuda de um homem?
    Ao ouvir o discurso arrebatado de Capuchinho... Azul, a avozinha saltou de dentro da boca do Lobo e, agarrando no machado do lenhador, cortou-lhe a cabeça. Passado o mau bocado, Capuchinho... Azul, a avozinha e o Lobo sentiram-se unidos por uma certa comunhão de propósitos. Decidiram, por isso fundar uma família alternativa baseada no respeito mútuo e na cooperação e viveram juntos e felizes no bosque para sempre."
    Gostaram? Esta é a nossa verdadeira história!!! Agora os ignorantes que se encontrem nas metáforas desta história!

    ResponderExcluir
  61. "mas cuidado capuchinho, que se """poder"""" o Lobo morde morde...."


    Se "PUDER",mordo mas é no venancinho!!!!!!!!

    ó venancinho o verbo é no Futuro do Conjuntivo!!!!!

    ResponderExcluir
  62. Quase me atrevo a dizer que a Avózinha poderia ser o Desabafador com o seu machado levantado para aqueles que para aqui vêm difamar os outros. Quase me atrevo a dizer que o Lenhador poderiam ser todos os ressabiados que nos querem aniquilar e quase me atrevo a dizer que a família alternativa baseada no respeito mútuo e na cooperação poderia ser este Blog.
    Mas isto é só atrevimento... Porque não vou dizer!!!!!

    ResponderExcluir
  63. Que linda história! Parabéns pela ironia Capuchinho. Apoiado! Deixai falar e quem não vier por bem que se f....

    ResponderExcluir
  64. E os idiotas a pensarem que ela ia revelar mesmo alguma coisa!!!

    ResponderExcluir
  65. hihihihihhihihihihi
    Gostei !!!!!!!!!!!!!!!!!
    mas tava a ver que era o mau do filme.......
    ainda bem que tudo acabou bem.....
    mas gostei particularmente destas:

    "tendo em conta a tua tradicional condição de pária da sociedade, cujo trauma te levou a criar uma mundividência própria, perfeitamente válida"

    "o Lobo, cuja condição de excluído da sociedade o isentara da obediência escravizante ao raciocínio linear do tipo ocidental,"

    "Irrompeu pela casa dentro e comeu a senhora, procedimento inteiramente adequado a um carnívoro, como era o seu caso. "

    "liberto das noções rígidas e tradicionalistas quanto ao que era masculino ou feminino,"

    Só te digo que se tivesse o teu poder de imaginacao ,ia para escritor....
    Parabens Capuchinho pela bela história reenventada..........

    ResponderExcluir
  66. Se tivesses coragem era isso que devias fazer. A menina está com medinho????

    ResponderExcluir
  67. Em vez do casamento, sugiro uma campa comum!!!

    ResponderExcluir
  68. Meus Queridos então não foi este filme que vocês fizeram a nosso respeito? Principalmente o Sr. Venâncio?! Para vocês o Lobo é do pior... O Capuchinho...Azul, tem a mania... O Desabafador defende-nos... E o que são vocês se não tristes Lenhadores???????? Aqui está a nossa história para vossa delícia!!!

    ResponderExcluir
  69. Enfiai esta!!! Passou-vos um verdadeiro atestado de estupidez!!! E até vos deu os detalhes sórdidos!! O que eu me ri. PARABÉNS CAPUCHINHO...

    ResponderExcluir
  70. Eu por cá continuo a achar que há história! Ou vai haver!!!

    ResponderExcluir
  71. Mas que história?! Estes tristes não vão a lado nenhum! Eu continuo a torcer pela história antiga. O Lobo come o Capuchinho e depois vem o caçador e dá-lhe um tiro nos cornos! E acabou a história! Desaparecem os dois de uma vez só!

    ResponderExcluir
  72. Santa ignorância!!! Não existe nenhum caçador! É um LENHADOR!!!!

    ResponderExcluir
  73. nao devias ter morto o lenhador!!!!!!assim nao vamos ter quem diga mais mal de nós!!!!!!

    ResponderExcluir
  74. Isso é o que tu pensas! Sabemos bem quem sois!

    ResponderExcluir
  75. Sim ainda Há outra história!!!!!!!!
    aquela em que dois comentadores,comentando se entendem.....conversam sobre os temas e deixam o resto de parte.....dois comentadores que nem se conhecem e nem querem saber quem é o outro!!!!!
    Dois comentadores que só sao atacados por exporem as suas ideias e quererem um mundo melhor!!!!!!!!!!!
    Mas há quem nao queira que dois comentadores,dêem as suas ideias...talvez por nao coincidirem com as deles???
    etc.etc...
    blá ,blá ,blá

    ResponderExcluir
  76. Eu até ajudo com algumas pistas:
    - Sou uma menina
    - Tenho um capucho azul(com uma cauda branca)
    - E gosto de Lobos
    Chega?!?! Ou querem mais?

    ResponderExcluir
  77. ó capuchinho nao dês mais conversa ......
    já sabes que andam a dizer isso à meses....
    já fui nao sei quantas pessoas??????
    E numca vao saber quem eu sou...nem tu!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  78. e eu tenho pêlo,4 patas,dentes afiados,orelhas grandes,bom faro,um rabo e olhos penetrantes.....e uivoooooo
    uhhhhhhhhhuhhhhhhhhhhhhhhuhhhhhhhhhh

    ResponderExcluir
  79. Olha que há poucas meninas em Coura que gostem de dragões!!!

    ResponderExcluir
  80. e vivo no Corno de Bico ....Área protegida na qual o Profs.Esteves é qualquer coisinha.............

    ResponderExcluir
  81. LOBO disse...
    Caro Desabafador Mor a proposta do novo tema é:
    Lobos e Capuchinhos........com comentadores frustrados............

    10 de Novembro de 2009 16:56

    Já tinha feito essa proposta Capuchinho.......

    ResponderExcluir
  82. Ó Mekines! cala-te lá, por favor! E Capuchinho, parece que te descobriram o capucho!!!

    ResponderExcluir
  83. "dois comentadores que nem se conhecem e nem querem saber quem é o outro!!!!!"
    Sim! Sim! E já agora o Pai Natal existe?!!!

    ResponderExcluir
  84. Mas que imaginação tão fértil!!!
    Ó Lobo? Mais logo? Na hora do costume?
    ih!ih!ih!ih!ih!

    ResponderExcluir
  85. Claro que existe!!!!!!!!!ou quando eras miúdo nao acreditas-te???é que a fantasia é muito bonita sabes.......

    existe o Pai Natal,existe alguema a quem chamam Mekines e existe o capuchinho e o LOBO.E o venancinho tb existe............

    ResponderExcluir
  86. "Mais logo? Na hora do costume"

    Mas entao nao estamos já os dois na cama?????
    Juntos????

    ResponderExcluir
  87. Se sou o Mekines tu deves ser a minha esposa!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  88. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  89. Se o Lobo é o Mekines então anda a saltar a cerca! Porque o Capuchinho anda longe do Mekines!

    ResponderExcluir
  90. eles davam tudo pra saber quem és tu e quem sou eu!!!!!!!!mas davam mesmo tudooooooo........
    e quem sabe se no nosso dia a dia realmente nao nos conhecemos??????

    ResponderExcluir
  91. quem salta cercas é o LOBO !!!!nao o mekines!!!!!
    E onde andas entao tu Querida Capuchinho?????

    ResponderExcluir
  92. Não o Capuchinho não conhece o Lobo! Mas quem sabe um dia? Ou se calhar até conhece! Quem poderá saber?! Mas se um dia nos conhecermos eu prometo que não vos conto nadinha. Ok?

    ResponderExcluir
  93. ou saltas a cerca comigo?????
    hhihihihihihihihihihihihihihihihihihiu

    uhhhhhhhhhhuhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhuhhhhhhhhh

    ResponderExcluir
  94. Eu ando no Corno de Bico à tua procura!

    ResponderExcluir
  95. SE calhar até conheces o LOBO....mas nao com este nome?????
    quem me diz que nao nos cruzámos todos os dias na floresta????

    ResponderExcluir
  96. Andas no Corno de Bico à minha procura!!!mas andas pelos caminhos habituais,enquanto eu na minha condicao de LOBO nao!!!!!!Atalhos é o meu forte,a corta mato como se costuma dizer......

    ResponderExcluir
  97. Tenho a certeza que sim. E se calhar até nos iríamos surpreender!!!

    ResponderExcluir
  98. Se calhar até somos amigos e não sabemos... se calhar até nem simpatizamos um com o outro, pois talvez até nunca tenhamos trocado palavras entre nós... E em qualquer das hipóteses, mas principalmente na última, é que reside o encantamento da questão! Ás vezes julgarmos as pessoas sem as conhecermos de verdade! A net é uma coisa fantástica, não é?

    ResponderExcluir
  99. Pois é...............quando bem utilizada...

    ResponderExcluir
  100. Pois se conheces diz-lhe que agora tb se chama LOBO.......nova alcunha

    ResponderExcluir
  101. Cara Capuchinho vou sonhar com cordeirinhos.....e lenhadores...ai nao ,antes pastores..
    E nao vale a pena encher aqui o Blog do nosso amigo Desabafador com mais conversa!!!!!
    Dorme bem e sonha.......bons sonhos

    ResponderExcluir
  102. Mas tenho uma confidência a fazer: já falei e partilhei mais ideias com o Lobo, do que com qualquer outra pessoa em Coura. Porque de facto, não há muita gente que possa dizer que conhece verdadeiramente o Capuchinho (nem quem está por trás desse nome)! Bons sonhos para o meu Lobo de estimação. (a ver o que o outro diz deste mimo, amanhã)!!!!

    ResponderExcluir
  103. "amanhã.. pronuncio-me sobre a feira.. preparem-se!!!!"

    Tenham calma...
    Calma que o homenzinho vai comentar...preparem-se!!!!!!!
    Ele tem a solucao para a nossa feira....chegou o SALVADOR!!!!!!!
    Ele vai anunciar a Boa Nova...preparem-se......

    ResponderExcluir
  104. E eu que dormi profundamente, acordei tarde e só vi os feirantes a arrumar tudo! A feira podia continuar durante a tarde, assim sempre comprava qualquer coisita. Além de não ver feira, apanhei uma grande molha!!!

    ResponderExcluir
  105. Caro Lobo, às vezes não posso deixar de lhe achar alguma piada. A si e ao caro desabafador, não estando no entanto a tentar criar alguma relação de cumplicidade entre os dois. O lobo começou bem, falou sobre o tema proposto no post, respondeu a quem sobre ele se pronunciou. Depois disso, mais do mesmo. Dezenas de comentários sobre a sua bela saga, a saga da capuchinho, tudo e nada. Muito me espanta, tendo em conta tudo isto, que agora venha mandar a boca ao sr venâncio por ele ainda não se ter pronunciado sobre um assunto que é de certo mais importante e muito mais do comum interesse do que a sua identidade ou a sua história de encantar. E poupe-se, não me venha com a história de que estou a defender o senhor venâncio.

    Caro desabafador, continuamos portanto com um critério irrepreensível neste blog (obviamente que seu onde pode e deve, portanto, fazer o que bem lhe apetecer). Estou expectante para ler qual será a sua próxima desculpa para eliminar comentários massivamente.

    Mas, o que é que eu percebo disto? Façam o favor de não me levar a sério.

    ResponderExcluir
  106. Claro que existe uma relação entre o lobo e a capuchinho: são a mesma pessoa. Ainda não repararam na escrita, nas expressões, na pontuação? Com ligeiros disfarces mas com o essencial em comum. Não havia necessidade lobo, criar uma segunda personagem para te defenderes a ti próprio? Não havia necessidade.

    ResponderExcluir
  107. Concordo com a princesa (Rapunzel, não capuchinho).

    ResponderExcluir
  108. Engraçado, a Rapunzel não comenta nada do que é colocado sobre os posts do blog. Quando intervém é so para criticar os comentadores e o dono do blog. E depois ainda critica a crítica. "Olha para o que eu digo e não olhes para o que eu faço?!" Se calhar gostaria de ver o seu nome ou os dos seus familiares aqui expostos à difamação e à calúnia?! Pois é isso que o desabafador faz: retirar os insultos e as ameaças à integridade das pessoas visadas.

    ResponderExcluir
  109. O Capuchinho nada tem a haver com o Lobo! Desenganem-se. E se estiverem atentos a outras intervenções tanto neste como noutro blog, nem sempre estiveram de acordo em certas questões.
    Eu sei quem é um e o outro e podem crer não são de todo a mesma pessoa.

    ResponderExcluir
  110. Caro anónimo, apesar dos poucos comentários que fiz neste blog pode reparar, se procurar claro está, que em algumas ocasiões dei a minha opinião sobre os assuntos propostos. Gostaria de a dar muitas mais vezes, mas com quem iria discuti-la? Parece-me que por aqui os interesses giram mais à volta das histórias dos comentadores do que dos assuntos que podem interessar a todos.

    Como já tive oportunidade de o dizer, acho que o desabafador fez muito bem em retirar os comentários insultuosos e deve continuar a fazê-lo. Certo é que me parece que o seu critério não é uniforme e que são retirados também comentários discordantes, apesar de não insultuosos. Mas, uma vez mais, o blog é seu e deve fazer com ele exactamente o que bem entender.

    ResponderExcluir
  111. Rapunzel, gentil menina e mui nobre Princesa

    Considero injusta a sua apreciação, demasiado exigente, enferma por elevadissimos critérios de apreciação e com niveis de exigência impossiveis de cumprir num blog aberto e sem prévia aceitação/moderação de comentários.

    Não procurarei, nem darei, justificativa ou desculpa para futuras eliminações de comentários, tentarei apenas manter este blog dentro dos limites (minimos) da razoabilidade, da educação, do respeito mútuo e do bom-senso

    Penso que os comentários a este post ainda não desceram abaixo dos minimos exigiveis e/ou aceitáveis...

    Em relação à oportunidade dos comentários, qualidade, relevância ou dons de escrita.....aí imperará sempre a subjectividade da avaliação não sendo, nunca, impositiva de eliminação.

    Princesa, m carinhoso beijo.............................na mão

    ResponderExcluir
  112. Desabafador força nisso então. É o seu critério e quem não conviver bem com ele tem obviamente a opção de não voltar ao blog. Permita-me apenas dizer-lhe que este blog há muito que excedeu os limites da razoabilidade, sendo a prova disso o facto de ser absolutamente impossível manter uma discussão dentro dos parâmetros mínimos de cultura, inteligência e exigência. Falo de parâmetros mínimos.

    ResponderExcluir
  113. Pontos nos ii’s !!!!!!

    Em 118 comentários, o Lobo enviou 40 (quarenta), e vejam o que ele disse sobre o tema.

    “ As feiras como antigamente nao voltam mais..disso tenho a certeza!!!!
    Motivos sao vários....outras feiras,outros mercados,pouca gente,e a grande concorrência nos produtos comprados nas feiras e nas grandes superficies.....mas mais motivos haverá!!!!!”

    Caro Lobo,, não me cansarei de repetir.. O sr não preenche os mínimos de seriedade e intelectualidade para se pronunciar sobre o que quer que seja…,
    e depois confunde intervenção e comentários, com a utilização do MSN…e como não tem logo resposta perde-se no discurso....

    Não o vou insultar em termos pessoais, porque isso não faz parte da minha forma de estar, nem saberia a quem me estou a dirigir,, mas vou sim insulta-lo intelectualmente, porque o sr faz-se passar por quem não é….apresenta uma espécie de arrogância, não conhece Coura, não sabe escrever, e não tem indícios de qualquer conhecimentos gerais sobre o que quer que seja…
    apanha uma notas soltas,,, mas depois … não sabe o que fazer com elas…

    pronuncia-se sobre pessoas que não conhece…..

    É um defensor intransigente de determinada politica,(PS) sem saber o que é...

    repare na seguinte frase:

    No entanto, o Lobo, cuja condição de excluído da sociedade…….,é isso mesmo:

    Excluído da sociedade, frustrado, e ignorante…

    ResponderExcluir
  114. Sr Lobo,, note.. eu não faço insinuações, nem difamação,,, eu faço
    afirmações,, .....

    os visados tem nome… sabem quem eu sou e onde estou,, portanto se se sentirem lesados,, tem o direito.. de se pronunciar,,, podem pedir explicações sobre o que afirmo,, porque só o faço.. com a certeza de ter argumentos objectivos para o fazer


    Só alguém com o seu carácter poderia constantemente, esse sim, fazer insinuações e difamação,, mencionando o nome da pessoa a quem se dirige, sem que se saiba quem o faz

    não me sinto ofendido,, porque só nos ofende quem nós queremos.. mas fica-lhe mal, é demasiado baixo…

    as coisas não são o que nós queremos que seja.. são aquilo que são...

    Estou no entanto disposto a dar-lhe uma oportunidade…

    a obsessão da sua insistência em me chamar mentiroso, merece no mínimo uma resposta da minha parte…

    faço-lhe um desafio publico….

    Dispa a capa.. e apresente-se neste espaço com a sua verdadeira identidade..se eu não apresentar os textos onde se refere de forma depreciativa às Sras. que mencionei…

    pedir-lhe-ei desculpa e assumo que nunca mais me pronunciarei em nenhum blogue com origem em Paredes de Coura…

    meto o rabinho entre as pernas e dedico-me à pesca…


    se não tiver a coragem de o fazer publicamente, dou-lhe ainda a oportunidade seguinte:

    o meu e-mail é venâncio.fernandes@gmail.com,

    apresente-se que lhe enviarei o texto onde v.exª emite os tais comentários.

    se não lhos enviar, permitirei que neste mesmo espaço o sr se refira a isso, e tem a minha palavra de honra, que não divulgarei a sua identidade neste espaço.

    Se ignorar uma e outra,,
    faça um favor a si mesmo… afaste-se silenciosamente..medite.. e lembre-se de que existe no ser humano… uma coisa que se chama dignidade, faça-o por si… porque não existe pior cego do que aquele que não quer ver….

    ResponderExcluir
  115. 40 vezes comentei neste post!!!!!
    40 vezes pedi ao venancinho para me dizer onde eu digo mal da Sra.Ana Guerreiro e Sra. Paula Caldas???????
    Já sabemos há muito tempo que vc quer saber a minha identidade!!!!Mas já lhe disse 40 vezes que nao lhe vou dar esse prazer!!!!!!!!!
    Mas qual o seu problema em nos mostrar a todos(eu e comentadores)onde viu eu a dizer mal ou a insultar essas Sras.???????
    Mostre aqui os textos para todos vermos!!!!!
    Onde(em que blog) e quando???????Que é para todos poder-mos lá ir ver!!!!!!!
    E vai ver que vai meter o rabinho entre as pernas concerteza!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  116. "Não havia necessidade lobo, criar uma segunda personagem para te defenderes a ti próprio? Não havia necessidade."

    14 de Novembro de 2009 14:52

    Caro anónimo das 14.52,concerteza que está bem enganado!!!!!
    Nao preciso de criar mais nenhuma personagem para me defender a mim próprio!!!
    Sei-me defender bem sózinho...nao seja eu um lobo!!!!
    Quanto à personagem Capuchinho,ela lá defende o que entende melhor e mais gosta!!!!!!

    ResponderExcluir
  117. "Eu sei quem é um e o outro e podem crer não são de todo a mesma pessoa."

    14 de Novembro de 2009 15:31

    Nao sao todo a mesma pessoa,nem metade!!!!!
    Ela(e)é ela(e) eu sou O LOBO!!!!!!!!
    E já que diz conhecer ???Faca favor de dizer quem somos!!!!!Estamos todos com vontade de saber !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  118. ""Era uma vez um acusado que disse: “Enquanto a minha mentira não for desvendada, continuarei mentindo.”

    ResponderExcluir
  119. e ele!!!esse ser que se diz muito intelectual????
    tenta fazer chantangem com O LOBO!!!!!!
    Dizes quem és!!!!!digo-te onde estás a dizer mal das SRas.!!!!!!!!
    ó homenzinho ,vc que pensa ser um herói por ser o único que aqui dá a cara,ainda nao reparou que 99% dos comentadores o fazem como anónimos ou com pseudónimo????????E nao é por essa razao que sao mais ou menos importantes que vc!!!!!!
    Mas mais lhe vou dizer,e chamar mentiroso!!!!!!
    É que tenho a certeza absoluta que numca falei mal dessas SRas.,Numca me referi a nenhuma Sra.,salvo a SRa. Claudia Fernandes no Blog do Sr°. Bastos!!!!!!!E mesmo aí,eu e ela resolvemos o nosso diferendo!!!!!mas vc veio feito cavaleiro andante tal qual Dom Quixote em defesa da Dama!!!!
    Mas peco carecidamente a outro qualquer comentador habitual dos blogs Courenses,que caso tenha visto algum comentário meu a falar ou insultar as Sras.Ana Guerreiro e a Sra.Paula Caldas,o favor de o colocarem aqui,já que o venancinho nao o faz!!!!!!!
    Mas têm que nos dizer onde e quando???????
    Em que BLOG e em que Post?????
    Ou entao os Srs.moderadores dos blogs caso saibam onde eu fiz tal coisa é favor porem aqui....Agradeco que o facam.....
    Caso seja verdade tb prometo que meto o rabinho entre as pernas e desapareco dos Blogs Courenses.....
    Nao tentem sequer fazer qualquer uma montagem!!!como um moderador que conseguiu aqui à tempos realmente comentar com o meu pseudónimo e pazer com que realmente parecesse eu!!!!!!!!
    Fico à ESPERA..................

    ResponderExcluir
  120. Lobo insultaste a paula caldas e a ana guerreiro no blog da brasileira da docelandia, num post que ela (e) fez sobre os novos candidatos. Isto é público e só é pena o blog já nao existir para te por aqui as tuas afirmações, portanto cala-te lá.

    ResponderExcluir
  121. É mentira.....esse comentário que existiu realmente, foi de um anónimo....mas dou como certo que entre esse comentário havia antes e depois um comentário meu......
    e nao me calo,pq tenho a certeza que numca falei nas senhoras!!!!!!!!!
    e dizer que foi no Blog da Brasileira??????Entao o Venancinho nao diz que apresenta os textos?????????Onde vai ele buscar os textos se foi no blog da BRasileira?????

    ResponderExcluir
  122. " venancio disse...
    Tem toda a razao Claudia.....
    mal a conheco,por isso retiro o que disse sobre si!!!!(Lobo)

    e o que disse sobre a Ana Guerreiro,,e sobre a Paula Caldas.. e sobre o irmão do José Augusto.. e sobre mim ????

    17 Outubro, 2009 17:20

    A 1° vez que o Venancinho se refere a esse comentário "inexistente"(comentado por mim) foi aqui!!!!!

    logo no dia a seguir peco-lhe para me mostrar onde!!!!!!veja-se:

    LOBO disse...
    "e o que disse sobre a Ana Guerreiro,,e sobre a Paula Caldas"..
    Caro Venancinho gostava que me prova-se onde eu falo destas Sras!!!!!!!!concerteza deve estar enganado????É que numca ,mas numca falei ou escrevi algo sobre estas Sras.
    Percebeu.....

    quanto ao que digo sobre si,nao retiro nem uma virgula.....
    quanto ao Irmao do Zé Augusto????SE é público e ele próprio se gaba pelos bares?????que vou eu fazer????

    18 Outubro, 2009 01:28


    Ora desde o dia 18 de Outubro que ando a pedir ao Venancinho para me provar isso!!!!!!Ora passaram 2 meses????????????e ainda existia o blog da brasileira!!!!!e até hoje numca ele me conseguiu mostar onde foi que eu Insultei.....
    Mentiu,confundiu,nao viu bem ...sei lá...talvez se tenha enganado!!!!mas meu nao era concerteza!!!!
    Falei sim No irmao do Zé Augusto.....e no venancinho continuo a falar e a chamar-lhe mentiroso.....

    E quem será este(a) que vem defender o Venancinho?????Pq?Afirma,mas sabe que nao pode provar?????Enquanto o Venancinho diz que apresenta os textos?????
    Continuo à espera!!!!!!
    MENTIROSOS

    ResponderExcluir
  123. "faço-lhe um desafio publico….

    Dispa a capa.. e apresente-se neste espaço com a sua verdadeira identidade..se eu não apresentar os textos onde se refere de forma depreciativa às Sras. que mencionei…

    pedir-lhe-ei desculpa e assumo que nunca mais me pronunciarei em nenhum blogue com origem em Paredes de Coura…

    meto o rabinho entre as pernas e dedico-me à pesca…"

    Aqui está!!!!!ele diz que tem os textos?????
    Textos?????mais do que um?????queremos ver!!!!!
    Já agora anónimo faca o favor tb de dizer ao venancinho que tb quer ver.....quantos mais formos a pedir ...talvez ele se digne mostrar!!!!!
    E nao posso tirar a capa????pq nao tenho capa mas sim pele...................

    ResponderExcluir
  124. ou apresenta os textos ou pede desculpa!!!!!!!!!!!!!

    A minha identidade nao é motivo para nao os apresentar!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!Mas q mostre onde estao........quando e onde(em q blog)............
    é que me dei ao trabalho de reler tudo de todos os blogs onde comento!!!!!!!!!!!!!!
    E????????????NADAAAAAAAAAAAAAAAA

    ResponderExcluir
  125. Lobo não esperava que fosses homem o suficiente para admitires que disseste o que disseste. Toda a gente diz mal de x ou de y, tu dizes mal de toda a gente, a única diferença é que andas aqui semanas a pedir ao venancio (outro fresco) para te mostrar os tais comentários mas agora que eu te digo que os li e como eu toda a gente, no blog da brasileira, tu continuas a chamar mentiroso a toda a gente e não tens barba suficiente para admitires e para meteres o rabo entre as pernas como disseste que farias. Tens carácter fraco, pouca moral e se me quiseres dizer quem és eu digo-te isto pessoalmente. Mas não, não estou interessado em saber quem és. É mesmo só para depois nao dizeres que so digo isto sob a capa do anonimato e num blog. Aposto que agora vem aí um chorrilho de desculpas e de mentiras, por isso é que estou com as pessoas que defendem que blogs em coura é para esquecer.

    ResponderExcluir
  126. Mas diz-me lá o que é dizer mal??????
    criticar Ideias????Tomar posicao por A ou B ????
    Nao aceitar determinadas coisas?????
    Mas mostra-me lá onde eu digo mal???Claro que depende do ponto de vista de cada um?????

    "Tens carácter fraco, pouca moral e se me quiseres dizer quem és eu digo-te isto pessoalmente. ""
    Mais um que se mostra cheio de vontade!!!!DE q???
    Tb querias saber quem sou ,nao era????
    E mais uma vez ....Provas???provas??? é que estes comentadores parecem ter uma memória????
    E concerteza que nao viste nem leste nenhum comentário a essas Sras.Mais um igual ao Venancinho!!!!ou até talvez sejas ele mesmo?????

    ResponderExcluir
  127. E entao nao pedes ao venancinho que mostre onde estao os textos??????

    Ou entao vao aparecer agora aqui um chorrilho de comentadores anónimos a dizer todos que viram?????
    e que era no Blog da Brasileira!!!!!que foram apagados e coisa e tal!!!!!!!
    PROVAS ?????????????????????????????????????
    é o q se pede.......
    Principalmente a quem é detentor dos textos!!!!!!!

    ResponderExcluir
  128. Pra já,há um a dizer que tem os textos?????
    outro,a dzer que os leu???????
    já sao dois!!!!!!!
    Mas ainda nenhum me provou onde???????
    Mas continuemos a ver...........continuo à espera!!!!!!!

    ResponderExcluir
  129. Eu apenas li 3 ou 4 comentários que o Lobo fez a faltar ao respeito à Srª Cláudia Fernandes no blog do Bastos (que aínda podem consultar e confirmar). A mesma Senhora respondeu-lhe duas vezes sem ofender e sem usar o mesmo discurso insultuoso que o Lobo lhe dirigiu, e a meu ver teria todo o direito de o fazer. Mas não o fez, o que só demonstrou a classe e a dignidade que tem. Penso, e isto é uma opinião minha, que até o próprio Lobo considerou que tinha errado profundamente, pois retirou tudo o que escreveu e pediu desculpa à Senhora. Da qual, não teve mais resposta, pelo que depreendo que apesar da forma rude como o Lobo se lhe dirigiu, que aceitou as desculpas e não mais se pronunciou. Quanto ás outras Senhoras que aqui têm sido focadas, não tive oportunidade de ler o que terá ou não sido escrito! Nada encontrei noutros blogs, se foi no da docelândia, nada poderei dizer, pois quando tive conhecimento desse blog, já tinha sido extinto!

    ResponderExcluir
  130. Mas também acho que se tais textos existem então que os apresentem! Porque isto de dizer- eu sei!-eu tenho! Por favor, se há factos e argumentos, exponham-nos!

    ResponderExcluir
  131. eu li no blog do Bastos e apesar do Lobo ter retirado os comentários, percebe-se pela resposta da senhora o que ele quis dizer e como a quis atingir. E é verdade que resolveram as suas diferenças, se é que existiam, pois pode ler-se "eu mal a conheço" dito pelo Lobo. Provar da Ana Guerreiro e da Paula Caldas é complicado e por isso é que esse cobarde tanto pede que divulguem os textos, porque o blog foi extinto e é impossivel lá ir retirá-los. Mas que escreveu, escreveu e num dos seus comentários sobre a Paula Caldas dizia que ela só servia para vender soutiens! Vai negar?! E que casou com um velho porque já ninguém a queria! Nega este também?!

    ResponderExcluir
  132. LOBO disse " Mas mostra-me lá onde eu digo mal???Claro que depende do ponto de vista de cada um?????"

    não depende do ponto de vista... depende sim do conhecimento..


    Refiro-me e sempre me referi a comentários menos abonatórios, sobre pessoas que o próprio afirmou desconhecer…
    O blog efectivamente já não existe.. mas isso não lhe permite a certeza de que os textos não tenham sido copiados… e não se trata de qualquer tipo de chantagem, nem de montagem..quem quer fazer passar-se por sério não sou eu…

    JÁ LHE DISSE QUE EMITIU COMENTÁRIOS MENOS ABONATÓRIOS SOBRE PESSOAS QUE AFIRMOU MAIS TARDE NEM CONHECER…… E POSSO PROVAR…

    É EVIDENTE QUE ÉUM COBARDOLAS.. E NUNCA ACEITARIA DIVULGAR A SUA IDENTIDADE.. PORQUE AQUILO QUE TERIA A PERDER É MUITO MAIS DO QUE GANHARIA..SABE PORQUÊ??? PORQUE OCUPA UM LUGAR POR FAVOR,,, NÃO CONCORREU.. NÃO PREENCHE OS REQUISITOS MINIMOS.. já lhe disse que Coura é um lugar pequeno.. e já agora só mais um conselho.. quando utilizar o computador profissional para entrar nos blogues.. tenha cuidado.. porque fica lá registado… aceite o meu conselho.. faça-o por si….foi longe de mais… e terá que pagar as consequências…

    E JÁ AGORA DIGA AO PLENÁRIO, QUAL É O CAFÉ NA SUA TERRA QUE TINHA MATRAQULOS….o mentiroso sou eu!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  133. Lobo,, no texto de ontem disse que não faço insinuações nem difamação, faço afirmações...de cara descoberta...

    Nada tenho contra os anónimos, desde que não se sirvam desse estatuto, para fazer o que o meu amigo faz...atirar a pedra.. esconder a mão, e depois negar...

    ResponderExcluir
  134. Sr. Venâncio peço-lhe por tudo, se sabe quem é a besta do Lobo revele-o. É um dever cívico! Ás pessoas que ele tem atacado e que nem se podem defender pois não sabem de onde e de quem vem a pedra, é injusto de mais.

    ResponderExcluir
  135. Se não diz o Venâncio digo eu e sem qualquer prblema : O Lobo é o Bastos.

    ResponderExcluir
  136. Sr moderador, vamos à feira…

    Mas permita-me um comentário.. como pode ser sério um blogue cujo titular.. é ele próprio anónimo????.... Eu sei que faz o que bem lhe entender… mas tenho pena.. porque o que Coura precisa, é precisamente combater, este tipo de atitudes… anónimos…panfletos sem assinatura..boatos..difamações..insinuações.. esta é também uma das causas do nosso atraso…
    Pessoalmente já me vacinei,, contra essa praga,, mas sei e constato que existe muita gente neste conselho, com graves problemas psicológicos,, motivados por individos como o LOBO…
    Faça um favor a este concelho.. não permita comentários que ponham em causa a onarabilidade das pessoas, sem que possa provar quem o faz. Também sei que só escreve quem quer, e só lê quem quer… mas a net..hoje em dia é um poderoso meio de divulgação.

    Perdoe-me este desabafo.. faço-o, porque me apercebi cedo de que se trata de alguém com enorme capacidade, utilize-a para enaltecer esta pobre terra.

    ResponderExcluir
  137. Venâncio, se sabes quem é o lobo acho que o devias dizer porque este tipo de gente tem que ser descoberta, para que outros percam a vontade de o fazer da mesma forma e feitio.

    ResponderExcluir
  138. Ora vamos lá responder a todos!!!!!!!!!!

    "Mas que escreveu, escreveu e num dos seus comentários sobre a Paula Caldas dizia que ela só servia para vender soutiens! Vai negar?! E que casou com um velho porque já ninguém a queria! Nega este também?!""

    Nego sim senhora.....
    lembro-me bem desse comentário.....mas Lamento...nao foi da minha autoria,mas sim de um anónimo.....Lamento....

    "JÁ LHE DISSE QUE EMITIU COMENTÁRIOS MENOS ABONATÓRIOS SOBRE PESSOAS QUE AFIRMOU MAIS TARDE NEM CONHECER…… E POSSO PROVAR…

    SE sao os da Claudia Fernandes?????já foi resolvido esse diferendo entre mim e essa Sra.
    Ela nao precisou dea sua ajuda.......
    Se sao sobre outras pessoas ???apresente-os!!!!
    Prove-me......
    UNCA ACEITARIA DIVULGAR A SUA IDENTIDADE.. PORQUE AQUILO QUE TERIA A PERDER É MUITO MAIS DO QUE GANHARIA..SABE PORQUÊ??? PORQUE OCUPA UM LUGAR POR FAVOR,,, NÃO CONCORREU.. NÃO PREENCHE OS REQUISITOS MINIMOS.. já lhe disse que Coura é um lugar pequeno.. e já agora só mais um conselho.. quando utilizar o computador profissional para entrar nos blogues.. tenha cuidado.. porque fica lá registado… aceite o meu conselho.. faça-o por si….foi longe de mais… e terá que pagar as consequências…

    "utilizo o meu pc particular...sabe Pq??é que ao contrário do que vc pensa eu nao sou funcionário público nem funcionário de ninguem...se estivesse com atencao ao que lê por aqui já tinha visto que o LOBO nao trabalha!!!!!!
    Nao tenho patrao nem sou empregado de nimguem!!!!!!
    Quanto ás consequências?????vem aí o ministério público????ai que medinho o LOBO tem das ameacas do venancinho!!!!!!

    "E JÁ AGORA DIGA AO PLENÁRIO, QUAL É O CAFÉ NA SUA TERRA QUE TINHA MATRAQULOS….o mentiroso sou eu!!!!!!!!!!!!!!
    Entao vc quer saber o café que tinha matraquilhos na minha terra????
    vou-lhe satisfazer entao esse desejo....
    Café Courense!!!!!!!!Satisfeito
    e continuo à espera...ou agora vai dizer tb que foi no blog da brasileira????e que agora nao pode ter os textos????divulgue lá onde viu o que afirma....mentiroso...

    ResponderExcluir
  139. "Sr. Venâncio peço-lhe por tudo, se sabe quem é a besta do Lobo revele-o. É um dever cívico! Ás pessoas que ele tem atacado e que nem se podem defender pois não sabem de onde e de quem vem a pedra, é injusto de mais"""

    Eu tb tenho pedido a mesma coisa e nao só-........

    ResponderExcluir
  140. " mas sei e constato que existe muita gente neste conselho, com graves problemas psicológicos,, motivados por individos como o LOBO…""

    CONSELHO??????????ó venancinho veja lá os erros!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  141. pessoas com problemas psicológicos???????
    só se for vc mesmo!!!!!!!É o único que conheco com esses problemas!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  142. "Faça um favor a este concelho.. não permita comentários que ponham em causa a onarabilidade das pessoas, sem que possa provar quem o faz. Também sei que só escreve quem quer, e só lê quem quer… mas a net..hoje em dia é um poderoso meio de divulgação."""

    Vai dar graxa a outro que este já te conhece!!!!!!!

    ResponderExcluir
  143. "Venâncio, se sabes quem é o lobo acho que o devias dizer porque este tipo de gente tem que ser descoberta, para que outros percam a vontade de o fazer da mesma forma e feitio."

    Tb sou da mesma opiniao.......

    ResponderExcluir
  144. A feira… desde que me conheço, uma das características da nossa feira, é que sempre foi feita ao Sábado..outra é de que já teve diferentes locais.. este ultimo,, é no meu ponto de vista o menos mau.
    Procuro sempre que me prenuncio com tranquilidade, fazer uma reflexão crítica sobre o assunto, o que é completamente diferente de criticar…
    Tudo tem um antes um agora e um futuro.. e é preciso nunca esquecer quem fez ou contri-buiu com o quê..
    Começaria por me interrogar, qual foi o contributo da autarquia para a manutenção e desen-volvimento da feira a favor das gentes Courenses?
    As feiras de hoje já não são o que eram.. Porque os factores que contribuíam para a impor-tância das feiras foram se alterando… as feiras como comércio de trocas já há muito que não existe, deixou de existir a troca de produtos oriundos de outras partes por troca com os produtos da localidade,, as feiras de hoje são um centro comercial, uns vendem, outros com-pram..relegando para segundo plano a proveniência do que se transacciona, face a esta constatação a primeira reflexão, é sobre a importância das feiras para a economia da localidade onde se realiza.
    Tomemos como exemplo a feira de Cerdal … temos noção do contributo desta feira, tão concorrida, para a economia e desenvolvimento da freguesia, ou do Concelho?
    Qual a origem da generalidade dos produtos que se transaccionam? Quantos são os feiran-tes da localidade com tenda montada? Qual o volume de receitas para a junta da freguesia? Onde é investido o resultado do volume do negócio, que todos sabemos ser de muitos milhões de euros?
    É sobre isto que deveremos reflectir… a minha opinião, é a de que apenas beneficia uns quantos comerciantes do ramo da restauração, e pouco mais, e até esses pouco desenvolvimento apresentam.
    Continua……..

    ResponderExcluir
  145. mas as provas que o venancinho dizia ter é que nao aparecem????????
    Entao!!!!vêm ou nao???
    MENTIROSOOOOOOOO
    "Guarda Nocturno"
    "Courense Adiado"
    "Pré e Ex candidato"

    ResponderExcluir
  146. onde queres jogar matraquilhos comigo?????
    uhhhhhhhhhhhhh
    uhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh
    uhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh

    ResponderExcluir
  147. "Refiro-me e sempre me referi a comentários menos abonatórios, sobre pessoas que o próprio afirmou desconhecer…"

    Só nao conheco bem a Sra Claudia Fernandes!!!!!
    de resto até a sua namorada conheco bem!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  148. "A feira… desde que me conheço, uma das características da nossa feira, é que sempre foi feita ao Sábado..outra é de que já teve diferentes locais.""

    Interessantissimo!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  149. "as feiras como comércio de trocas já há muito que não existe, deixou de existir a troca de produtos oriundos de outras partes por troca com os produtos da localidade,, ""

    Mas ele pensa que está na idade média??????

    ResponderExcluir
  150. “Café Courense!!!!!!!!!!, olha que não….sabes à quanto tempo foi???? Ou queres que volte ao blogue da Docelândia????

    Quando se sentem encurralados, determinados animais tentam a fuga para a frente, outros fingem que já morreram. Outros existem que tem a coragem de lutar até ao fim com dignidade. !!!!!!!!!!!!!

    Atente-se a estas frases…..

    utilizo o meu pc particular...sabe Pq??é que ao contrário do que vc pensa eu nao sou funcionário público nem funcionário de ninguem...se estivesse com atencao ao que lê por aqui já tinha visto que o LOBO nao trabalha!!!!!!
    Nao tenho patrao nem sou empregado de nimguem!!!!!!
    Quanto ás consequências?????
    Lobo

    Vai dar graxa a outro que este já te conhece!!!!!!!
    Lobo

    ResponderExcluir
  151. E a Paula Caladas e a Ana Combatente???????

    Uiiiiiii que estou a insultar!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  152. Assim somos nós seres humanos... Vivemos e decepcionámo-nos uns com os outros.
    Isso é normal. Afinal de contas, quem é que nunca se decepcionou com um amigo, com os pais, com o irmão, com um estranho, enfim... quem nunca se decepcionou consigo mesmo???
    Sempre tentei entender a razão de tantas decepções (principalmente as minhas decepções)para com os outros, e finalmente percebi, que me decepciono com as pessoas porque espero muito delas, espero que elas sejam sinceras e honestas, amigas, sábias, espero que elas tenham sentido de humor e que até saibam rir de coisas que não têm graça nenhuma, espero que elas pelo menos me tentem entender, espero que elas me amem como acho que devo ser amada(o), espero que elas se zanguem comigo e que depois mais tarde ao passarem por mim me dêem um sorriso sincero, como um pedido de desculpas. Espero que elas façam de tudo, tudo para que a nossa convivência seja o mais amigável possível. Mas as pessoas nem sempre correspondem ás minhas espectativas, tudo porque eu espero delas não memos do que espero de mim mesma. Felizmente existem algumas pessoas de pensamentos semelhantes aos meus, e felizmente existem pessoas que pensam exactamente o contrário de mim. E assim, tudo permanece no mais perfeito equilibrio, mesmo que seja ás custas de um profundo desiquilibrio.
    Por isso pessoas... somos todos pessoas...

    ResponderExcluir
  153. "“Café Courense!!!!!!!!!!, olha que não….sabes à quanto tempo foi???? Ou queres que volte ao blogue da Docelândia????""

    Volta lá ao blog da brasileira!!!!!!
    E nao deves ser do tempo de quando havia matraquilhos no Café Courense??????
    Ou melhor ....nao vinhas era sequer à vila de Paredes........

    ResponderExcluir
  154. Caros anónimos, desculpem não poder satisfazer os vossos anseios, mas o menos importante é saber quem é o Lobo, mais importante é saber as suas motivações.

    Como ele próprio diz, não tem patrão e não é empregado de ninguém… esquecendo-se que recebe dinheiro dos contribuintes..

    ResponderExcluir
  155. "Atente-se a estas frases…..

    utilizo o meu pc particular...sabe Pq??é que ao contrário do que vc pensa eu nao sou funcionário público nem funcionário de ninguem...se estivesse com atencao ao que lê por aqui já tinha visto que o LOBO nao trabalha!!!!!!
    Nao tenho patrao nem sou empregado de nimguem!!!!!!
    Quanto ás consequências?????
    Lobo


    O que quer dizer o homenzinho com isto???????
    Sou obrigado a trabalhar por obra de quem ????
    álem disso até tenho mais que um computador em casa!!!!!!

    ResponderExcluir
  156. "esquecendo-se que recebe dinheiro dos contribuintes.."""

    Pelo contrário!!!!!ainda pago por cima......
    nao tenho qualquer direito a subsidio,fundo de desmprego ou coisa parecida......
    É que sou rico.......entendeu.......

    ResponderExcluir
  157. Então vives à custa de quem? Da mamã? Dos descontos que todos fazemos para sustentarem pilantras como tu? Aínda tens a coragem de te gabar disso?

    ResponderExcluir
  158. Rico?!? Até me rebolei no chão a rir! É que não conheço ninguém em Coura que se possa intitular de rico!

    ResponderExcluir
  159. "mais importante é saber as suas motivações."


    Ora aí é que está a questao!!!!!!!
    A minha motivacao é que enquanto houver homenzinhos como vc à superficie da terra vou estar sempre por aqui a mostrar o quanto pessoas como vc sao mentirosos e tentam arranjar falsos argumentos para calar o LOBO!!!!!!
    AZAR que vc teve......

    ResponderExcluir
  160. "Então vives à custa de quem? Da mamã? Dos descontos que todos fazemos para sustentarem pilantras como tu? Aínda tens a coragem de te gabar disso?

    15 de Novembro de 2009 20:03
    Anônimo disse...
    Rico?!? Até me rebolei no chão a rir! É que não conheço ninguém em Coura que se possa intitular de rico!

    15 de Novembro de 2009 20:05


    Lamento mas nao vos posso dar essa informacao!!!!!!
    Nao posso andar por aí a mostrar tudo o que tenho!!!!!
    Mas que pago impostos!!!ai pago pago e de que maneira!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  161. Nem riqueza de espirito tens! Falhado.
    "Sou rico"!!!!
    De onde te vem a riqueza? Tens um poço de petróleo no quintal???!!!! Ou uma mulher que rende para ti???!!!! Já sei saiu-te o Euromilhões!!!! Farsante!!! Carraça da sociedade!!!!

    ResponderExcluir
  162. e ser rico????

    "Em terra de cegos,quem tem um olho é rico""

    ResponderExcluir
  163. ou melhor REI!!!!!!!!!!!
    ujhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh
    uhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh
    uhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh
    uhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh

    ResponderExcluir
  164. A montanha pariu um rato! Neste caso... um Lobo!

    ResponderExcluir
  165. Só eu e o Tio Patinhas..............
    a minha banheira está cheinha de moedas de ouro.........
    uhhhhhhhhhhhhhhhh
    uhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh
    uhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh

    ResponderExcluir
  166. "Já sei saiu-te o Euromilhões!!!"

    10.81€ a última sexta feira........

    ResponderExcluir
  167. Então se és rico para que jogas no euro milhões????!!!!!

    ResponderExcluir
  168. Capuchinho hoje estou contente!!!!!!Sou mais um!!!!!O Bastos....é que já sou muitos......assim vale a pena,........

    ResponderExcluir
  169. Foi do saque que deu ao velho, que até vendeu a mulher por isso!!!!

    ResponderExcluir
  170. "Então se és rico para que jogas no euro milhões????!!!!""

    Pq se mais rico ficar !!!!mais posso ajudar associacoes em Coura????
    Bombeiros,dadores,Ousam,Courense....etc.etc...

    ResponderExcluir
  171. ???????????????????????????????????????????

    ResponderExcluir
  172. Sou rico pq tenho muitos amigos,rico pq tenho umaq boa familia,rico pq me sinto contente com a vida que levo,rico pq consigo ter amigos bons e Há longos anos,...........sou rico.........pq,pq,pq.,pq

    ResponderExcluir
  173. ???????????????????????????

    que te falta Capuchinho querido??????

    ResponderExcluir
  174. agora até dei cambalhotas. Sabe deus como sobrevivem essas associações!!!! Que dado que és!!! Tem vergonha. Oportunista!!!!

    ResponderExcluir
  175. É esta conversa que me ultrapassa...

    ResponderExcluir
  176. Principalmente o comentário do anónimo das 20:18!!!

    ResponderExcluir
  177. Pergunta ao venancinho pq...ele sabe.
    ou entao lê os comentários de hoje todos......

    ResponderExcluir
  178. Nao faco ideia????ele que explique....

    ResponderExcluir
  179. Este lobo não tem mesmo vergonha, já se esqueceu do que disse sobre o José Augusto, ou sobre o João Cunha, ou ainda sobre o Albano...
    Que se calhar vai dizer que nam os conhece bem...

    ResponderExcluir
  180. o problema é que o Venancinho continuou a insistir no mesmo!!!!
    mas nao prova nada....e nao mostra os tais textos onde afirma que eu disse mal de duas SRas.????
    Agora vêm com a desculpa que estava no blog da Brasileira,blog este que já acabou......
    mas eu Há dois meses(antes do blog acabar)que lhe peco para me mostar onde????
    mas até hoje ?????NADA,nao consegue...pq é mentira ...eu sei que numca me dirigi a essas Sras.,por isso é impossivel provar tal coisa......

    ResponderExcluir
  181. Já li...por isso mesmo é que me está a ultrapassar!!! Primeiro não conheço metade das pessoas a que se referem! Depois a falta de humildade! A seguir as insinuações que não percebo a quem são dirigidas. E no fim... olha... no fim...nem sei o que dizer... Como diz o outro: a minha alma está parva!

    ResponderExcluir
  182. "Este lobo não tem mesmo vergonha, já se esqueceu do que disse sobre o José Augusto, ou sobre o João Cunha, ou ainda sobre o Albano...
    Que se calhar vai dizer que nam os conhece bem...""

    Ai...sobre estes vou continuar a dizer mal concerteza....
    estes é que nao valem nadinha.....
    sao fraquinhos de mais para os lugares q ocupam...
    entao esse Joao??????esste é de matar a rir...só diz baboseiras...
    o único que ainda fez alguma coisinha foi o Albano no Castanheira..mas Castanheira associacao.....
    Agora na Assembleia ainda vamos ver....mas nao vai ser melhor que o venancinho concerteza....

    ResponderExcluir
  183. Então se conhecias as outras senhoras e afirmas que nunca falaste delas, porquê que falaste da única que dizes mal conhecer??? Isto ainda é mais grave. Falar de quem não se conhece!!! Contrarias-te tanto, porco! Cada vez te enterras mais!

    ResponderExcluir
  184. isto foi um elogio ao venancinho!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  185. falei da única que mal conheco,Pq é neta de uma determinada pessoa!!!!!!
    e pq essa pessoa é "personna nom grata" em Paredes de Coura!!!!!!!falei dela...
    mas se tivesse feito uma visitinha ao blog onde isso aconteceu teria reparado concerteza que pedi desculpas à Sra.e que retirei os comentários sobre ela.....
    A sra aceitou as minhas desculpas e tudo ficou sanado......
    Mas a SRa. agora tb é figura pública.....e vai ter talvez que se sujeitar a criticas ou elogios dos comentadores.....
    Logo se verá no futuro......

    ResponderExcluir
  186. " Contrarias-te tanto, porco""

    e nao sou um porco...sou um LOBO......
    ignorantes que nao distinguem um lobo de um porco....e depois nao querem que em terra de cegos quem tenha um olho seja rei.......

    ResponderExcluir
  187. E se alguém não gostasse do teu pai ou do teu avô, achas que tinha o direito de falar mal de ti? Cada cabeça sua sentença. Há que separar as coisas. Podem não gostar do avô, mas ainda há gente capaz de reconhecer o valor que ela tem e o que tem feito pelas nossas crianças. E se a conhecesses melhor, verias que os maiores inimigos do avô falam bem com a Senhora e gostam, simpatizam e respeitam-na. Ou nunca te puseste no lugar dela? Chegar a uma terra que não é a dela e ser massacrada pelas atitudes menos correctas de um dos seus familiares?!? Que culpa tem ela?

    ResponderExcluir
  188. "Anônimo disse...
    agora até dei cambalhotas. Sabe deus como sobrevivem essas associações!!!! Que dado que és!!! Tem vergonha. Oportunista!!!!

    15 de Novembro de 2009 20:22

    Pois é verdade que têm dificuldades estas associacoes...mas se desses tanto como eu !!!ajudavas concerteza.....

    ResponderExcluir
  189. O Lobo já reconheceu que errou em relação à Cláudia. E a meu ver muito bem. Deslizes toda a gente tem, mas capacidade de pedir desculpa e perdoar, nem todos. Agora acho que já chega...

    ResponderExcluir
  190. Ó anónimo das 20.44 o problema entre mim e essa SRa foi sanado entre nós......Percebeu.
    o que tem vc agora que vir aqui levantar de novo a questao???
    eu fiz os comentários que fiz......a Sra. defendeu-se e muito bem....
    eu reflecti e pedi desculpas...e agora que tem vc com isso???

    ResponderExcluir
  191. E os dois foram um bom exemplo disso! O Lobo desculpou-se e a Senhora aceitou.

    ResponderExcluir
  192. Mas não devia. O Lobo foi extremamente baixo com ela. Se fosse comigo ele veria como eu lhe respondia. Até andavas de lado!

    ResponderExcluir