quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Vamos acabar com as juntas de freguesia?

Daniel Campelo - Profeta ou herege? Sábio ou louco? Vendido ou vendedor?

E por Terras de Coyra? As freguesias? Alicerce ou empecilho?

Bons desabafos para todos...

10 comentários:

  1. As freguesias de Coura, pequenas e mal governadas como são, são um verdadeiro entrave ao desenvolvimento para alem, de um convite ao desgoverno e ao desperdicio. É claro que seria bom que as freguesias do concelho acabassem, tal como acontece com as empresas e o comércio, o que está dar é as fusóes, o grande acaba sempre por engolir o pequeno

    ResponderExcluir
  2. O Campelo não presta, vende-se por um queijo

    ResponderExcluir
  3. "Apelo a reflexão sobre dimensão de freguesias
    Cavaco exortou autarcas a "especial cuidado" na utilização de recursos "
    2010-01-23
    GINA PEREIRA

    In:Jornal de Noticias

    http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Nacional/Interior.aspx?content_id=1476814

    "O presidente da República desafiou ontem, sexta-feira, os autarcas das freguesias de todo o país a aproveitarem o congresso para fazerem uma "reflexão séria" sobre a questão da dimensão das freguesias e da conveniência do seu redimensionamento e reorganização territorial.

    O repto de Cavaco Silva foi lançado no discurso de abertura do XII Congresso da Associação Nacional das Freguesias (ANAFRE), que arrancou ontem à noite e decorre até amanhã, no Centro de Congressos de Lisboa. No dia em que se assinalavam os quatro anos da sua eleição presidencial, Cavaco lembrou que a realidade das freguesias é "muitíssimo variada" e as "características profundamente díspares", pelo que apelou a um "reflexão séria" sobre qual o melhor caminho a seguir para que possam cumprir bem o seu papel.

    "Terá de se avaliar com cuidado qual o caminho mais favorável para realizar o interesse nacional e local: se o da consagração legal de novas competências, se o de continuar a permitir que essa avaliação seja feita e negociada localmente", disse, considerando que a atribuição de novas competências, "de modo uniforme", a todas as freguesias, é uma questão que "necessita de um aprofundamento específico".

    Respondendo aos sucessivos apelos dos autarcas para que lhes sejam atribuídas mais competências e mais meios financeiros - como voltou ontem a fazer o presidente do conselho directivo da ANAFRE, Armando Vieira - Cavaco foi bem claro na mensagem: "No nosso país discutimos com frequência a atribuição de competências e os financiamentos que lhes devem ser associados. Quantas vezes o fazemos, porém, sem antes proceder a uma análise cuidada, designadamente da relação custo-benefício, que deve informar qualquer medida de fundo", questionou.

    Para o chefe de Estado, estas decisões não podem ser tomadas de ânimo leve. "As mudanças legislativas devem ser maduramente ponderadas", disse, reconhecendo contudo a importância do trabalho das autarquias no contacto directo com as populações e enaltecendo a decisão da ANAFRE de pedir um estudo que avaliou a qualidade dos serviços que os seus associados prestam aos cidadãos, empresas e instituições.

    Falando perante centenas de autarcas, o presidente da República lembrou que "no momento histórico em que vivemos", espera-se dos responsáveis políticos "especial cuidado na utilização dos meios e recursos de que dispomos" e garantiu-lhes que serão ouvidos quando for discutida a reforma do sistema de competências."


    Já muito se tem falado !!!!!mas alguem que tenha a coragem de acabar com as juntas de freguesias ou redimensionar as mesmas !!!!!!! NIMGUEM....
    Pq quem o fizer vai ter muito que ouvir e talvez perder as eleicoes!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Diz isto agora o nosso Presidente!!!!!!!Mas quando foi Primeiro Ministro e Governo???????
    NADA!!!!!!Pois já sabemos pq!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Eate lobo fala fala mas num diz nada, acabar com as freguesias não cabe na cabeça de ninguem, só se for mesmo na deste lobo

    ResponderExcluir
  6. E este Burrinho nem sequer leu o que eu escrevo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Quem diz é o Campelo e o Cavaco Silva!!!!!!!

    ResponderExcluir
  7. Meus Deus. Ai Jasus. Não podemos acabar com as freguesias. E porque não ? Acabariam as obras nas fregueias ? Cabeças de camarão ? As freguesias só servem para gastar dinheiro a trás de dinheiro. Vejam o caso dos gimnos sem telhado/polivalentes. Um presidente de junta gasta 3.000 euros num fontenário que não serve para nada e não se preocupa com as análises da agua. Os presidentes não gostam de perder o poder porque gostam dele e dos favores que o cargo arranja. As juntas não servem para grande coisa.

    ResponderExcluir
  8. Que tal a tua freguesia ser a primeira a acabar, anonimo das 20.35? ficavas contentinho?

    ResponderExcluir
  9. Concordo que as freguesias são uma forma fácil de desperdiçar dinheiro. Concordo com o seu fim e, apesar de entender que seja algo difícil de aceitar em terras do interior, é preciso que o governo pense em termos práticos e não se deixe levar pelos patriotismos bacocos. Não me importo que a minha seja a primeira a ir ao ar, já agora.

    ResponderExcluir
  10. Recordam-se do burburinho muito recente sobre a eventualidade de extinguir algumas freguesias e até concelhos, que até originou comunicados partidários no nosso Concelho?

    Pois, o projecto foi metido na gaveta dado a proximidade de várias eleições. Está de novo na ordem do dia.

    Mas do que se fala?
    Recordemos, que muitas freguesias de hoje, já foram sede de Concelho em outros tempos, será isso dramático?

    A reorganização administrativa, trará prejuízo ou diminuição da qualidade de vida às populações?

    Sabiam que Porreiras está organizada administrativamente de forma diferente das outras freguesias do Concelho?

    ResponderExcluir