terça-feira, 20 de outubro de 2009

A arte do insulto

"-Para que seja possível insultar alguém com alguma dignidade e inteligência, não basta o palavrão batido, a expressão ordinária e repetida, a referência aos parentes próximos ou o achincalhamento próprio dos simplórios e dos parlapatões sem ideias. Para bem insultar alguém, é necessária alguma arte e estilo; É necessário que se possuam recursos linguísticos e imaginação suficiente, para poder improvisar metáforas inteligentes. São estas metáforas que muitas vezes constituem autênticos homicídios de personalidade para o insultado mas que ele, apesar de tudo, pode tolerar sem a verdadeira e irreversível ofensa. A arte de bem insultar é sempre uma demonstração de agudeza de espírito por parte de quem em determinada altura sente necessidade de dizer a outrem o quão mau, baixo, ou estúpido é, ou está a ser momentaneamente. O insulto demonstra, quando inteligente, uma boa integração social, humor, capacidade de análise e de reacção a factos adversos. O insulto, se inteligente, é libertário, democrático, humanista e terapêutico. O insulto, não é desprezível nem deve ser desprezado. Não se deve jamais confundir o “bom insulto” com ordinarice, demência, saloiice ou vulgaridade. O “bom insulto” é insolente, é malicioso, é diabolicamente perverso e ao mesmo tempo elegante e quase aristocrático...."

Saiam à rua, apareçam, debatam e insultem com elegância, ou então… vão afogar peixes.

Segue-se um sempre indesejado "Apagão",alguns comentários ficarão, necessáriamente, às escuras...A culpa é da EDP

EDP = Estupidez Das Palavras

16 comentários:

  1. "a violência verbal é o último recurso do incompetente."

    Isaac Asimov

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Eles bem continuam a insistir?????????ò filhinho deixa lá o tricoco em paz!!!!!!!!!!
    Podes insistir à vontade que numca vais saber quem sou eu??????
    Entre mim e esse Sr°Tricoco Há uma diferenca abismal.......ele brinca ao jornalismo,e eu brinco com vcs.....................
    Só se aproveitam do Nome LOBO para atacar o homenzinho,desde já as minhas desculpas ao visado por nao ter nada a haver com os insultos a ele dirigidos..........

    ResponderExcluir
  4. A verdade as vezes custa
    Mas alguém tem de dizê-la,
    E ela hoje só assusta
    Quem a quer presa na trela.

    Tempos estranhos vivemos,
    Que nos sirvam de lição.
    E só então poderemos
    Pisar bem firmes o chão.

    Aqui fica a introdução
    Com todos os requisitos,
    Só quero com esta canção
    Que acabes com certos mitos.

    Eu fiz a comparação
    E a lagosta com a sua graça,
    Tem alguns pontos de união,
    Com gente da nossa praça.

    Pr'ó mais comum dos mortais
    A semelhança maior
    Que ostentam os dois animais
    É o vermelho do exterior.

    Mas não vai parar aqui
    Esta análise tão segura,
    Olhando bem eu logo vi
    Terem ambos casca dura.

    Ainda há outra qualidade
    Que eu deixo aqui expressa
    Unidos pr'a eternidade
    Por terem merda na cabeça.

    E se tal comparação
    Ofende e mesmo desgosta,
    Se a um devo pedir perdão
    Que me perdoe a lagosta.

    Poesia de

    Luis Cilia

    luis cilia

    ResponderExcluir
  5. Sabe tão bem insultar, escondido atrás ca capa da covardia!!!!

    ResponderExcluir
  6. Realmente não entendo porque querem tanto saber quem é o Lobo mau!!!
    Se ainda fosse alguém que soubesse dizer alguma coisinha de parecido com normal...
    Já alguém reparou que em todos os blogs ele só ataca pessoas e pseudónimos. Ele não tem sequer a arte de saber comentar um simples texto. Simplesmente pega numa ou outra palavra de um texto, associa alguém a essa palavra e toca a enchovalhar...
    Deixem-se disso, comentem os inteligentes e deixem os ignorantes onde eles devem estar, "lá no fundo"!!!
    Será que não há ninguém que saiba falar, expôr, propor, questionar ou qualquer coisa do género desde que não tenha necessariamente que ser sempre a falar mal.

    ResponderExcluir
  7. apoiado I.C.C. Falar mal é fácil. E bem, só realmente os inteligentes.
    Laura Mendes

    ResponderExcluir
  8. O Lobo é um omnivoro, ou seja um PORCO!

    ResponderExcluir
  9. Eles adoram-me!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Amam-me!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    eles querem-me!!!!!!!!!!!!!!!
    eles bajulam-me!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Eles insultam.me!!!!!!!!!
    e eu cá no meu covil.......Rio-me!!!!!

    ResponderExcluir
  10. Quem não vê caras, vê os corações certo?
    Ajudem-me para ver se isto é o antónimo de "quem vê caras, não vê corações".
    É que acho que se adapta na perfeição ao Lobo. Não mostra a cara (e ainda bem porque com um coração, ai desculpem enganei-me, com uma pedra de haxixe no lugar do coração) para que se veja apenas a "pedra", ai desculpem outra vez, o coração!!!

    ResponderExcluir
  11. Por isso ele não sabe o que diz! É da pedrada!

    ResponderExcluir
  12. oh meus caros amigos acreditem nisto, o lobo não é realmente o tinoco nem o mekines. É uma pessoa que escreve um bocadito mal como já perceberam e que está dentro do sistema. Meus queridos, eu andei a investigar e o lobo é....o sr Armando Carioca.Pois é..

    ResponderExcluir
  13. Boaaaaaaaaaaaaa........
    Acertouuuuuuuuuuuuuuuuuu....
    Vivaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa.....
    Agora sou o CARIOCA.........
    Gostei...........

    ResponderExcluir
  14. interessante o inquérito"quem é o maior derrotado de 11 de Outubro"??????
    Entao nao é que dois Srs° que nem sequer foram candidatos a nada estao nos 1°s lugares????(Diamantino/Venancio)?????

    ResponderExcluir
  15. Sempre que se copia um texto de um blog (ou de outro lugar qualquer) fica BEM (no mínimo) citar o autor e a origem! A isso chama-se citar ou transcrever!
    Ainda assim, obrigado por ter gostado ao ponto de copiar!

    ResponderExcluir