segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Estou simmmm!!! É pra mim....

“Olá bom-dia, daqui fala a Marta, em que posso ser-lhe útil?”

Um telefone, centenas de telefones, vozes que se cruzam, se misturam numa desorganização absurdamente organizada de mensagens necessariamente curtas, educadas e eficazes. Bem-Vindos ao “Call-Center de Paredes de Coura”, uma fábrica de recados padronizados e de posturas robotizadas……

Depois deste cenário futurista, vamos lá ao “desabafo” a que me proponho e que é o seguinte: Em Portugal, funcionam quase 500 call-centers, empregando cerca de 50 mil pessoas. O sector cresce 8% em média anual, só a PT- Portugal Telecom, contará, presentemente, com cerca de 5 mil lugares de atendimento e mais de 8 mil colaboradores.

Esta (PT) e outras operadoras, têm apostado na criação destes centros no interior do país, uma vez que a rotação dos colaboradores é menor do que nos grandes centros urbanos, o que reduz sobremaneira os gastos com a formação e se reflecte, finalmente, na qualidade dos serviços prestados.

A estas grandes vantagens, acrescenta-se uma outra não menos importante, a insignificância do valor aquisitivo de terrenos e de custos de construção, ou, a haver uma outra opção, do baixo custo de arrendamento de grandes espaços edificados, espaços esses, indispensáveis ao funcionamento duma estrutura desta envergadura.

Sei muito bem que, nestes Call-Centers, se pratica a concentração de mão-de-obra intensiva, a parcelização do espaço, a uniformização de procedimentos, a centralização estatística e da vigilância, também sei que, muitas vezes estes empregos são de curta durabilidade e com remuneração de referência não demasiado elevada (500€ a média).

Sei ainda que, nestes centros se contratam preferencialmente jovens com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos, se possível em situação de primeiro emprego, só pelas vantagens daí resultantes para uma menor (ou mesmo nula) tributação para a segurança social.

Mas, mesmo sabendo destas e doutras “filhas-da-putice” praticadas, mesmo sabendo não se tratar de nenhuma “árvore das patacas” ou “galinha dos ovos de ouro”…….apesar disso, acho que, esta, seria uma solução laboral para Paredes de Coura e para a fixação de alguns (centenas?) dos seus jovens, bem como, seria uma excelente alternativa ao emprego fabril oferecido nas zonas industriais mais próximas

É preciso não esquecer que Coura é interior profundo… que as rodoviárias são as piores das nossas vias de comunicação. Não seria uma opção a considerar, a do uso das demais vias no combate ao isolamento, ao envelhecimento e à desertificação?

O mais importante de tudo, é que não é sonho ou utopia…….é possível, bem possível

Por mim, venha de lá este tal de Call-Center….

E por vocês? Que desabafo vos merece?

60 comentários:

  1. Enquanto não meterem lá rapaziada nova, não adianta falar de sonho ou de utopia. Esquece meu...

    ResponderExcluir
  2. Tudo o q dê trabalho em Coura é bem vindo..........

    ResponderExcluir
  3. Ponham é um parque aquático no tabuão com gajas boas para o Monteiro ir tomar banho

    ResponderExcluir
  4. Por mim, parece-me bem mais realista, do que o chamado projecto do Golfe.
    No entanto a interioridade e a distância da Sede das grandes Empresas, afasta-nos definitivamente dessa realidade.
    Só um alerta, os call center's, tem sido um excelente apoio, monetário e até de formação, para muitos dos nossos estudantes do Ensino Superior, convinha até não esquecer a apertada selecção a que estão sujeitos, o que pode significar, a necessidade de possuir capacidades muito especificas, na arte de comunicar.
    Não a nivel das grandes Empresas, mas seria uma ideia a aproveitar e trabalhar, para as pequenas e médias Empresas na promoção dos seus produtos.

    ResponderExcluir
  5. "Actualmente, o centro de relacionamento com clientes da PT em Castelo Branco, que emprega 900 pessoas, é o que apresenta um maior grau de satisfação dos clientes"

    "A PT está a investir num novo centro de relacionamento com clientes da Portugal Telecom em Santo Tirso, que vai criar 1200 postos de trabalho, pretende privilegiar o recrutamento com contratos de trabalho de longa duração."

    Castelo Branco e Santo Tirso, Longe dos centros de decisão e de funcionamento das grandes empresas, não é verdade Anónimo das 20:03h?

    E olhem que estes são apenas 2 exemplos, se bem que grandes exemplos....

    ResponderExcluir
  6. "Por mim, parece-me bem mais realista, do que o chamado projecto do Golfe. "

    O q? o parque aquático ou os call center's???

    "e até de formação, para muitos dos nossos estudantes do Ensino Superior,"

    E onde estao os nossos estudantes do Ensino Superior?????
    Quantos sao????

    ResponderExcluir
  7. Meus amigos,imaginem que uma empresa tipo Call center's bem para Paredes de Coura.....
    Precisa de 700 postos de trabalho!!!!!!Onde vao buscar essa gente toda??????
    Vêm de fora????Onde arranjam casa?????Quanto vao ganhar????Chega para o aluguer e comer?????
    Realmente sonham com utopias.!!!!..........se uma qualquer empresa viesse agora neste momento para Paredes de Coura e precisasse de 300 trabalhadores!!!!!!!Nao havia simplesmente,e podiam ser até trabalhadores indiferenciados......
    O PROBLEMA DE COURA É PESSOAS......GENTE....POPULACAO::::::::

    ResponderExcluir
  8. Lobo, quantas pessoas trabalham na zona industrial de Campos? Cerveira é assim tão mais populoso que Coura?
    A média de postos de trabalho criados por call center é inferior a 100....
    Nem todos são Mega Call-Center`s...
    É apenas um desabafo...

    ResponderExcluir
  9. mas como anteriormente tinhas falado em 900 em Castelo Branco....1200 em S.Tirso!!!!
    Pensei que querias um empresa desse tamanho em Coura??????
    Mas se for assim!!!!!ok ..100 é aceitável....

    ResponderExcluir
  10. Todos se recordam, ou já ouviram falar, na famosa mercearia de bairro ou nas pequenas lojas de aldeia.

    Nesses estabelecimentos éramos atendidos com excelência, os funcionários da loja sabiam os nossos gostos e preferências, lembravam-se do nosso aniversário, conheciam a nossa família, conviviam e partilhavam, por vezes, as nossas alegrias e tristezas. Era um diálogo único e em sintonia da loja para o cliente, tivesse ele origem no produto que se vendia, no atraso de uma entrega ou no livro de dívidas dos clientes. Este tipo de cenário descrito é-nos familiar, não só pelo facto de o termos vivido, em grande parte dos casos, como pelo facto do mesmo constituir a essência ou se quisermos os rudimentos do muito falado CRM (Customer Relationship Management), ou se quisermos ainda e em termos mais latos, a empresa com orientação para o cliente. Para que todo este ambiente funcionasse em perfeição, duas coisas fundamentais tinham de acontecer: por um lado a existência de informação, por outro lado os recursos humanos da loja deviam estar motivados, preparados e integrados no seu desempenho profissional para esse objectivo, e isso, pela inerência do meio pouco competitivo em que se vivia, era algo quase que natural.

    ResponderExcluir
  11. É claro que com o advento das novas tecnologias, em especial da Internet, assistiu-se a uma crescente automatização dos processos negociais, tendo originado vários casos de fracasso em organizações tradicionais que de um modo brusco, tentaram entrar na dita nova economia. Actualmente, vivemos numa rede global, de alta complexidade, elevado ritmo de mudança e de uma imprevisibilidade nunca até hoje experimentada nas organizações, obrigando estas a mudanças estruturais em períodos de tempo muito curtos de difícil gestão com resultados por vezes indesejados. Mais que nunca, as empresas devem ter uma orientação clara para o cliente, o gestor da actualidade deve-se posicionar de fora para dentro em relação à organização, isto é, deve-se colocar no lado, e ao lado, do cliente para tentar perceber o que este quer da sua organização, e não isolar-se nos seus produtos e serviços na esperança de que o cliente os compre.
    Agora há quem goste desse tipo de atendimento e há quem simplesmente responda, mesmo antes de ouvir a pergunta: "Não, não estou interessado!"

    ResponderExcluir
  12. Ó capuchinho Azul ficava-te bem dizer as fontes dos teus textos ??????
    Ou entao por Arteriscos para todos saber-mos que nao sao teus!!!!!!!!!!!!!!!
    É que isso chama-se PLÁGIO como tu deves saber????
    É que sao palavras muito lindas!!!!mas nao sao tuas...
    E assim a capuchinho Azul "nao disse"

    ResponderExcluir
  13. Mas é um tema interessante concerteza........

    ResponderExcluir
  14. Então eu digo a fonte dos meus textos. Mas só porque pediu com carinho. São mesmo da minha cabecinha!

    ResponderExcluir
  15. O Capuchinho...Azul é multifacetado! Sabe muitas coisas! Se bem que ás vezes pensa que sabe e até poderá estar a dizer uma burrice do tamanho do Mundo! Mas vai tentando aprender...

    ResponderExcluir
  16. E vá lá, não me mostre os dentinhos porque eu não mereço. (assim deixo de dividir os meus bolinhos consigo!!!) Fiquei um bocadinho amuada...

    ResponderExcluir
  17. Pois é!!!!mas parece tb ser um bocadinho mentirosa???????
    Pq esse texto está exactamente aqui e nao é própriamente "da tua cabecinha"

    http://www.tiadro.com/News/artigos/prhmagazine18.html

    ResponderExcluir
  18. Exactamente exactamente não. Mudei umas virgulas e uma palavrita ou outra!!! Meu querido não pretendo ser o que não sou, apenas fiz uma postagem que achei interessante para comentar. Mas se acha que isso é importante e como é um querido, eu passo a pôr umas aspas, ok? E o Blog é que põe automaticamente Capuchinho Azul disse...
    Mostre-me lá um sorrisinho para eu ficar contente!

    ResponderExcluir
  19. Desculpada.....mas da próxima nao tentes enganar o LOBO........
    Olha que ele vê bem de noite.............

    ResponderExcluir
  20. Meu Querido, os amigos não enganam... convença-se disso!

    ResponderExcluir
  21. O Capuchinho...Azul já chegou à casa da avózinha e agora vai fazer uma sonequinha... Foi um prazer ter estado aqui. Boa noite a todos. Especialmente ao "meu Lobinho de estimação" (que me deixou atravessar a floresta e não me "comeu" só me deu umas "dentadinhas", mas já passou...

    ResponderExcluir
  22. Este LOBO nao dá hipótese!!!!!!!!!!!
    Ó Capuchinho Azul ele parece que te apanhou?????
    Onde raio foi ele descobrir que os textos nao eram teus????????
    E tu a insistir!!!!!!!!!!!!! "São mesmo da minha cabecinha!""
    Ficas-te mal na fotografia!!!!!!!

    ResponderExcluir
  23. Parece-me uma ideia a considerar, alguem tem dados sobre a existencia de call center`s em Viana????
    Como ideia parece-me das mais simples que tenho lido aqui por Coura, e ser simples até pode ser uma vantagem

    ResponderExcluir
  24. desde que ajude a malta a ficar por cá, acho fixe e sempre é um trabalho limpo

    ResponderExcluir
  25. e não foi da minha cabecinha ter pesquisado sobre o assunto e introduzi-lo para que o pudessem comentar? E caro anónimo, o Capuchinho e o Lobo têm uma relação, digamos, engraçada. Será inveja?!?

    ResponderExcluir
  26. é que nós já nos conhecemos de outras andanças!!!

    ResponderExcluir
  27. Desabafadormor, já promoveste o Lobo a controlador dos textos?não tem emenda, é mesmo uma encomenda este Lobo. É de rir e chorar por mais. releiam.

    ResponderExcluir
  28. Sim. E logo ele que tira tudo da net, ainda vem censurar os outros!!! tira os textos todos da Wikipédia!!!!

    ResponderExcluir
  29. "tira os textos todos da Wikipédia!!!!

    27 de Outubro de 2009 20:41
    Ó querido anónimo mostre-me onde viu eu a tirar algum texto da net(Wikipédia) e nao dizer q é de lá????
    E se tiro é para demonstrar o pq de escrever!!!!!!

    ResponderExcluir
  30. "Desabafadormor, já promoveste o Lobo a controlador dos textos?"

    Claro que me promoveu!!!!!Entao nao viu que até os textos do desabador mor eu critiquei por ele nao "aspear"!!!!!!!!!!!!!!e dizer as fontes!!!!!!!

    ResponderExcluir
  31. Como é possivel afrontar o administrador com tanta prepotência??!! Deves ser o maior da floresta, mas só quando lá não está nenhum animalzinho!!!!!

    ResponderExcluir
  32. "E caro anónimo, o Capuchinho e o Lobo têm uma relação, digamos, engraçada. Será inveja?!?"

    Capuchinho nao lhes ligues ...é mais que inveja....é dor de cotovelo...dor de joelho...dor de tornozelo..doí tudo......
    Eles nao sabem discutir e depois vêm para aqui blá blá blá.....

    ResponderExcluir
  33. Blablablar!!!! Ora boa noite "amigo virtual" Lobo!

    ResponderExcluir
  34. " Como é possivel afrontar o administrador com tanta prepotência??!!"

    E quem é vc para vir defender o Desabafador MOR????Tenho a certeza que o Moderador do blog se sabe defender sózinho.....já nao é a 1° vez que o faz...
    Nao precisa de ajudantes para isso...é ele o moderador ,,e só ele é que pode ,se quiser,apagar os meus posts..o que até agora numca fez!!!!
    quem será este chico esperto que vem defender um moderador como o DESABAFADOR MOR...O maior e melhor moderador da blogosfera Courense.....

    ResponderExcluir
  35. "é que nós já nos conhecemos de outras andanças!!!"

    PUSESTE-ME A PENSAR DESTA VEZ???????

    ResponderExcluir
  36. LOBO disse...
    Esta postagem foi removida pelo administrador do blog.

    Que engraçado já vi isto num post anterior. Afinal parece que foi apanhado a mentir!!!!

    ResponderExcluir
  37. Se aconteceu só prova que o admnistardor nao precisa de ajudantes....e ele lá teve as suas razoes para limpar esse post!!!!
    Mas nao me viu a criticar o Admnistrador por ter limpo ,pois nao???

    ResponderExcluir
  38. O admninistrador já te retirou comentários. E mais uma vez, só mesmo por encomenda, ò Lobo. Quem é o comentador das 22:30 para defender o admnistrador? alguém que tem tanta autoridade para o fazer como a tua!

    "Nao precisa de ajudantes para isso...é ele o moderador ,,e só ele é que pode ,se quiser,apagar os meus posts..o que até agora numca fez!!!!
    quem será este chico esperto que vem defender um moderador como o DESABAFADOR MOR...O maior e melhor moderador da blogosfera Courense....."

    É de chorar a rir!!! Tanta contradição e tanto puxa-saco num comentário só!!!! Realmente só visto, porque ninguém acredita!!!

    ResponderExcluir
  39. chora,chora que eu rio-me...............

    ResponderExcluir
  40. "Estou simmmm!!! É pra mim...."

    Mas nao era este o tema de discussao??????

    ResponderExcluir
  41. "“Olá bom-dia, daqui fala o LOBO, em que posso ser-lhe útil?”

    ResponderExcluir
  42. Bom dia!
    Daqui fala o Caçador!Conhece a história do Lobo que come o Capuchinho e depois vem o caçador e... PUM!
    Mas que dois. PUM! PUM! PUM! Para os dois cromos da histórinha do tiro-liro-liro... Façam o favor e desapareçam!!! Os DOIS! Acham que são úteis a quem? Devem ter a mania que são os únicos muito inteligentes e que sabem debater tudo!!!

    ResponderExcluir
  43. Olha falhou o tiro!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    que peninha........
    cacador de meia tigela!!!!!!!!!!!!
    Vai antes cacar gambozinos..............e peopardos.........

    ResponderExcluir
  44. Vês capuchinho Azul como eles se enervam?????
    até já andam aos tiros??????
    mas sao de pólvora seca e sem chumbo!!!!!.
    Nao nos consegue atingir..pois nao??????

    ResponderExcluir
  45. Caro anónimo fique a saber que:

    1º- PUM-PUM ao Lobo? É grave e crime! É um animal protegido e em vias de extinção! A multa é pesada!

    2º- PUM-PUM ao Capuchinho? Também é grave e crime! A pena por homicidio dá muitos aninhos na pildra!!!

    3º Só os saloios é que sabem fazer PUM! PUM! PUM!

    4º Realmente só os inteligentes é que sabem argumentar!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  46. "Devem ter a mania que são os únicos muito inteligentes e que sabem debater tudo!!!"

    Mas pelo menos debatemos!!!! e assim vamos aprendendo uns com os outros!!!!
    Nao somos como alguns que só dao tiros e mais nada!!!!!!!
    Discutir ???Conversar????NAO SABEM

    ResponderExcluir
  47. E que tal... atirar sobre os fantasmas do passado, cultivar as ideias do presente, dar canas e pescar o futuro?
    ...Não desperdicem munições

    ResponderExcluir
  48. E este LOBO nao está interessado em comer o Capuchinho Azul!!!!!!!!!
    Nem cacadores......................só ovelhinhas tenrinhas.....
    hihihihiiihihihihihihihihihihihi
    uhhhhhhhuhhhhhhhhhhhhhhhuhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh

    ResponderExcluir
  49. Não Lobo! A nossa Floresta é muito alta e a estupidez não nos atinge, quanto mais os PUNS-PUNS!
    Ele se calhar quer é bolinhos!!!! Mas eu já disse que só os partilho com o Lobo!!!!!!!!!!!!!

    Deve ser a barriga vazia e a cabeça não consegue pensar!!!!

    ResponderExcluir
  50. Pronto! Se calhar também partilho um bolinho com o Desabafador-Mor, visto que é anti-violência! O Caçador, depois arruma os pratinhos, sim???

    ResponderExcluir
  51. Quanto à tua ideia de ontem capuchinho!!!!!
    Realmente as velhinhas mercearias das nossas aldeias estao em vias de extincao...é uma pena.
    Ainda me lembro de quando jogava matraquilhos ao Domingo no fim da missa na loja da aldeia!!!Comia uma sandes de queijo como numca mais vi!!!!!bebia uma laranjada e ficava todo contente de ver os mais velhos a jogarem à sueca...
    Outros tempos....Acabaram.....
    Acabou tb a caderneta onde o merceeiro apontava os "calotes" que depois eram pagos ao fim de semana.....
    Todos os dias o carteiro deixava o correio na loja!!!!A maior parte das pessoas pedia ao merceeiro para lerem o correio...
    Era engracado..............

    ResponderExcluir
  52. "Deve ser a barriga vazia e a cabeça não consegue pensar!!!!"

    Ou ao contrário?????

    ResponderExcluir
  53. Aqui em Coura aínda vamos tendo e usufruindo um pouco desse panorama. Um atendimento mais pessoal, os comerciantes por vezes até compram determinado produto, porque sabe que gostamos e tenta ir ao encontro das nossas preferências e gostos.Claro que antigamente, era antigamente. E se há coisas que mudaram para pior, também será justo dizer que outras para melhor... enfim, não podemos ter tudo, não é? Eu gostava das gasosas ao domingo!!!

    ResponderExcluir
  54. Mas pelo q sei!!!à freguesias que já nem sequer tem mercearias!!!!!!!!
    Em infesta fechou uma(ou a última)à pouco tempo!!!!
    Em Linhares parece que nao há!!!!!!
    Padornelo(adrianinho),,se nao fechou ..falta pouco e mais deve haver????
    E as que sobram ..muitas delas foram transformadas em cafés?????????

    ResponderExcluir
  55. "Lince-ibérico
    Os primeiros momentos de Azahar em Portugal"

    Tb hoje estou contente!!!!!!!Chegou uma lince...
    tb está em vias de extincao em portugal.....

    ResponderExcluir
  56. Agora é só arranjar um macho compatível. Mas acho que o nosso País ainda tem que evoluir um pouco nestas causas pelos animais (conservação e protecção de espécies).

    ResponderExcluir
  57. Vêm aí mais 15?????quinze Linces para Portugal,um projecto entre Portugal e Espanha.............

    E olha que se está a fazer um bom trabalho...
    ainda nao muito mas de qualidade.....

    ResponderExcluir
  58. Lobo... a jogar matraquilhos na loja da aldeia!!!no teu tempo???deve ser deve,, diz-me em qual para eu acreditar... isto inventas-te tu..ou viste na Wikipédia???

    ResponderExcluir
  59. "diz-me em qual para eu acreditar..."
    Isso querias tu saber!!!!Assim ficavas a saber em que aldeia eu jogava........e onde morava!!!!!
    Mas olha que tb joguei muito bilhar no antigo café do Sr°Rui(vulgo café Jardim)e tb matraquilhos no café Courense.....mas nao deve ser do teu tempo concerteza......

    ResponderExcluir
  60. É que eu sou do tempo do "poe-te Fino"......
    Agora "XAPAS"......................

    ResponderExcluir